Cabelos

Tratar cabelo oleoso com vinagre funciona? Descubra a resposta!

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

O cabelo para ser considerado como oleoso deve ter um aspecto gorduroso no primeiro ou segundo dia após a lavagem. A oleosidade deixa o cabelo pegajoso e sujo, mesmo que você o lave regularmente. Por isso, quem tem este tipo de cabelo, sempre busca uma solução eficaz para amenizar o problema. Uma alternativa caseira é tratar cabelo oleoso com vinagre, mas será que funciona? Veja o que o vinagre pode fazer pelo seu cabelo e como pode acabar com a oleosidade dos fios.

tratar-cabelo-oleoso-com-vinagre

Uso do vinagre pode fortalecer o cabelo, remover a oleosidade e dar brilho. Foto: Shutterstock

Sobre o cabelo oleoso

Antes de saber se é possível tratar cabelo oleoso com vinagre, é preciso conhecer algumas características deste tipo de cabelo. Quem possui oleosidade nos cabelos pode ter:

Produção de sebo em excesso que torna o cabelo pesado, fraco e difícil de manusear;

Formação de caspa gordurosa, que adere ao sebo, formando uma camada sobre o couro cabeludo;

Comichão no couro cabeludo.

Assim, é necessário a evitar a proliferação de sebo no couro cabeludo para evitar os danos aos fios e o crescimento de bactérias e fungos. Os blocos de excesso de sebo do folículo piloso perturbam a circulação sanguínea, resultando em cabelos fracos. Com isso, tratar cabelo oleoso com vinagre pode ser uma solução.

Tratar cabelo oleoso com vinagre é possível?

Muitas pessoas já incluíram o vinagre na rotina de cuidados com o cabelo. O preferido é o vinagre de maçã, que pode trazer alguns benefícios adicionais para manter o cabelo saudável e forte, devido as suas enzimas, e por ser uma fonte rica de probióticos.

O vinagre não só remove resíduos, como a oleosidade, mas também sela a cutícula e deixa o cabelo com um brilho espetacular, devido à neutralização do pH em seu cabelo.

Além disso, o ácido acético ajuda a controlar fungos que podem causar danos ao couro cabeludo. Devido a estas características, podemos afirmar que é possível tratar cabelo oleoso com vinagre.

Em cabelos oleosos, os folículos capilares muitas vezes são obstruídos e as bactérias criam uma espécie de crosta no couro cabeludo. Assim, se este cabelo é privado de óleo, ele se rompe mais facilmente, o que resulta na perda de cabelo e, possivelmente, a calvície.

Por isso, o vinagre pode tratar as causas bacterianas da perda de cabelo. Além disso, o vinagre também pode ajudar a controlar o frizz e a promover o crescimento.

Como tratar cabelo oleoso com vinagre

Você pode usar o vinagre de muitas formas para tratar o seu cabelo, mas se você quiser tratar o cabelo oleoso, é melhor não utilizar com nenhum creme de tratamento.

Para tratar cabelo oleoso com vinagre, o vinagre pode ser diluído em água. Após a lavagem, despeje a mistura em seu cabelo. Se você tem um frasco de spray, funciona melhor ainda. Dessa forma, você pode aplicar a mistura em todos os fios e massagear em seu couro cabeludo.

Deixe o vinagre descansar por alguns minutos e depois enxágue completamente com água. Não há necessidade de usar o condicionador, já que o vinagre vai deixar o cabelo suave e macio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!