Estética

Aprenda como evitar estrias de forma fácil e com bons resultados

Por Redação Doutíssima 16/09/2014

Mudanças bruscas de peso ou até mesmo ganhar músculos muito rapidamente pode causar estrias. Apesar de muitas pessoas acharem que só é necessário saber como evitar estrias na gravidez, na verdade, é necessário adotar alguns cuidados independente do sexo e da idade. Todas as pessoas estão sujeitas às estrias, sejam elas homens ou mulheres.

Entenda como evitar estrias no dia a dia

As estrias aparecem quando a pele é, por algum motivo, esticada excessivamente, o que faz com que os tecidos acabem se rompendo, formando cicatrizes. Depois que elas aparecem, é muito mais difícil tratá-las do que como prevenir, por isso, não espere que elas apareçam. Veja a seguir como prevenir estrias através de alguns cuidados simples em sua rotina.

como-evitar-estrias

Manter o corpo em forma deixa a pele fique mais saudável e longe de estrias. Foto: Shutterstock

Hidratação é o primeiro passo

Você precisa garantir que o seu corpo recebe a quantidade adequada de água: esse é o primeiro passo para a prevenir que as estrias apareçam. Hidrate a pele regularmente para mantê-la nutrida e úmida. A hidratação através de cremes e loções também garante a boa saúde da pele.

A ingestão de água diária deve ser de oito copos. No entanto, nem todos os corpos são iguais, assim como as atividades diárias, por isso, a quantidade deve também variar. Além disso, o consumo de cafeína ou álcool também pode afetar a quantidade de água de que precisamos.

A água é uma ótima aliada se você quer saber como evitar as estrias, já que ajuda a garantir a elasticidade da pele. Quando a pele é bem hidratada, pode facilmente controlar o estiramento e voltar à sua forma normal, sem enfrentar o perigo de rupturas.

Como evitar estrias na alimentação

Invista em alimentos que ajudam a manter a pele bonita e saudável, como as vitaminas A, C e D. Coma alimentos que são ricos em zinco, porque deixam o sistema imunológico mais forte, e os alimentos ricos em proteínas, que também são excelentes para nossa pele, pois eles nos ajudam a construir músculos e reparam tecidos danificados.

Além disso, cuide com os alimentos gordurosos, além do açúcar, que podem contribuir para o aumento de peso, que é um dos grandes causados das estrias.

Para as mulheres grávidas, o aumento do peso é aceitável, no entanto, esses quilos a mais devem ser adquiridos lentamente ao longo dos nove meses. Controlar o peso e manter uma dieta saudável é outra forma eficaz de descobrir como evitar estrias.

Exercite-se regularmente

O exercício regular, além de deixar o nosso corpo em forma, permite que a nossa pele fique mais saudável, o que é o melhor para saber como evitar estrias.

Se você é adepto da musculação para o ganho de massa muscular, a sua única preocupação é com a forma que você quer construir seus músculos. Os músculos devem ser formados lentamente, já que o contrário pode contribuir para a formação de estrias.

Nunca coce as estrias

Se você quer um aprendizado para toda a vida de como evitar estrias, procure nunca coçar a parte do corpo onde as estrias podem estar se formando. Coçar só piora as estrias e as cicatrizes. Em vez de coçar, massageie a área com o uso de algum óleo ou creme.

Isso não irá só aliviar a coceira, mas contribuirá para que a umidade do óleo ou do creme também possa hidratar o corpo. As massagens também podem ajudar na circulação sanguínea e na produção e crescimento das células.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!