Pele

Veja como evitar as manchas na pele de maneira fácil

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

Se você quer aprender como evitar as manchas na pele de maneira fácil, não há como deixar de cuidar com a exposição ao sol e à luz. Realmente, os fatores que causam a aparição de manchas na pele são variados, mas existem três deles que são protagonistas desse incômodo e um dos mais relevantes são, justamente, os danos causados pelo sol.

É verdade que fatores hormonais ou o próprio envelhecimento da pele colaboram, mas sobre esses é difícil exercermos algum controle exceto aqueles cuidados diários. Ao longo desse artigo, você irá descobrir como evitar as manchas na pele de maneira fácil adotando cuidados básicos.

como-evitar-as-manchas-na-pele-de-maneira-fácil

Cuidados com a exposição solar são fundamentais para ter uma pele bonita. Foto: Shutterstock

O que causa as manchas na pele

As manchas na pele são causadas pela hiperpigmentação, que nada mais é que o escurecimento de uma área da pele. Esse escurecimento está ligado ao aumento da melanina, que é a substância responsável pela cor da nossa pele. É possível que essas manchas apareçam em determinada área ou estejam isoladas ao longo do corpo.

Mas o mais comum é que elas apareçam nas áreas que ficam mais expostas ao sol, justamente por ser essa exposição uma de suas principais causas. Quer saber como evitar as manchas na pele de maneira fácil? Confira abaixo algumas dicas.

Veja como evitar as manchas na pele de maneira fácil

Evite o sol

A primeira dica de como evitar as manchas na pele de maneira fácil não poderia ser mais simples. É um truque que você pode seguir simplesmente não fazendo coisa alguma. Como? Basta evitar a exposição ao sol nos horários menos recomendados, que vão desde o final da manhã até a metade da tarde. Nessas horas o sol é mais intenso, assim como os raios ultravioletas dele provenientes.

Cosméticos e perfumes

Outra maneira eficaz para descobrir como evitar as manchas na pele de maneira fácil é escolher bem os cosméticos que você vai usar para sair. Se o dia estiver muito ensolarado, o melhor é usar produtos que não contenham álcool – observe seus cosméticos e perfumes.

Protetor solar

Às vezes, não há como fugir do sol, mas isso não significa que você deixará de saber como evitar as manchas na pele de maneira fácil. Nesses casos, é importante usar um protetor solar com o fator de proteção adequado à sua pele.

Se você tiver dúvidas, consulte um dermatologista e ele poderá indicar qual o produto mais adequado para você. Além disso, cuide o horário de aplicação do protetor solar – para que ele faça efeito, o ideal é passá-lo de 15 a 20 minutos antes de sair de casa.

Cuidado na praia

A praia é uma das grandes aliadas das manchas na pele – já que é nesse ambiente que normalmente ficamos mais expostos ao sol, a maior causa das manchas. Portanto, depois de nadar, é importante renovar o protetor solar ou, então, usar um protetor solar à prova da água. Ainda, se você sentir uma irritação na pele, saia imediatamente do sol e use algum creme que alivie essa sensação.

Não despreze as queimaduras

Se você foi ao sol e se queimou, a lição de como evitar as manchas na pele de maneira fácil envolve não desprezar as queimaduras. É que se elas não são tratadas a tempo, acredite, continuam prejudicando a sua pele por até 24 horas. Por isso, passe cremes e evite os malefícios. É simples e eficaz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!