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Dieta

Conheça alguns benefícios da maçã e adote a fruta na sua alimentação diária

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

Comer uma maçã fresquinha é tudo de bom, não é mesmo? Você já deve ter ouvido falar que consumir a fruta todos os dias faz muito bem a saúde. E isso não é mito, não! Os benefícios da maçã aparecem até na prevenção de doenças devido à sua grande concentração de fibras e vitaminas A, B, C e E.

Confira os principais benefícios da maçã

A maçã possui fibras que ajudam no controle da glicemia. Dessa forma, um dos seus benefícios se dá na prevenção de diabetes. Segundo especialistas, basta comer duas maçãs pequenas por dia.

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Maçã possui poucas calorias, combate doenças e ainda é amiga da perda de peso. Foto: Shutterstock

Essa mesma fibra contida na maçã, conhecida como pectina, também forma uma parede intestinal, o que impede que o organismo absorva o colesterol ruim e outras gorduras nocivas.

Além de controlar o colesterol e prevenir o diabetes, um dos benefícios da maçã é reduzir o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). De acordo com especialistas, pessoas que consomem todos os dias frutas com polpa branca, como a maçã, podem reduzir cerca de 40% o risco de sofrer um AVC.

A fruta também ajuda a melhorar problemas respiratórios, pois um dos benefícios da maçã é proteger os pulmões. Para pessoas com asma, o indicado é comer cinco ou mais maçãs por semana.

Além disso, ela faz bem à garganta e às cordas vocais, pois possui uma propriedade adstringente. Isso explica o fato de essa fruta ser muito consumida por cantores e atores.

Fruta é amiga da digestão

Outro beneficio da maçã é amenizar problemas estomacais. Se você sofre de doenças como gastrite, azia e úlceras, coma uma maçã todos os dias, pois ela beneficia a mucosa do sistema digestivo.

Quem tem problemas de sangramentos na gengiva, também pode melhorar o problema comendo maçã. Devido às vitaminas do complexo B, um dos benefícios da maçã é auxiliar na prevenção de doenças do sistema nervoso, como Alzheimer e Parkinson.

E os benefícios da maçã não acabam por aí. Esta fruta também é rica em taninos e flavonoides, ou seja, fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, ajudando da prevenção do envelhecimento precoce.

Além disto, estes nutrientes também auxiliam na prevenção de doenças do coração. Comer uma maçã todos os dias também ajuda a se manter mais longe dos cânceres de cólon, de próstata e de mama.

Além dos benefícios apontados até o momento, a maçã também é muito utilizada para quem quer perder peso, pois possui fibras que ajudam a dar a esperada sensação de saciedade. Segundo especialistas, comendo maçã você também diminui a vontade de ingerir doces e chocolates.

Vitaminas entre os benefícios da maçã

A maçã é rica em vitaminas A, B, C e E e sais minerais, como potássio, cálcio e ferro. A diferença de outros alimentos é que a maçã também possui outras propriedades especiais como a pectina e a quercetina.

A primeira está concentrada na casca da fruta e tem como objetivo controlar o apetite, dando sensação de saciedade. Já a quercetina, um antioxidante, está presente na polpa e ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico.

Segundo nutricionistas, um dado muito importante para quem está de dieta é que cada 100g de maçã contem apenas 56 calorias. Então, que tal comer uma maçã gostosa agora mesmo?

 

 

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