Dieta

Conheça alguns benefícios da maçã e adote a fruta na sua alimentação diária

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

Comer uma maçã fresquinha é tudo de bom, não é mesmo? Você já deve ter ouvido falar que consumir a fruta todos os dias faz muito bem a saúde. E isso não é mito, não! Os benefícios da maçã aparecem até na prevenção de doenças devido à sua grande concentração de fibras e vitaminas A, B, C e E.

Confira os principais benefícios da maçã

A maçã possui fibras que ajudam no controle da glicemia. Dessa forma, um dos seus benefícios se dá na prevenção de diabetes. Segundo especialistas, basta comer duas maçãs pequenas por dia.

benefícios-da-maçã

Maçã possui poucas calorias, combate doenças e ainda é amiga da perda de peso. Foto: Shutterstock

Essa mesma fibra contida na maçã, conhecida como pectina, também forma uma parede intestinal, o que impede que o organismo absorva o colesterol ruim e outras gorduras nocivas.

Além de controlar o colesterol e prevenir o diabetes, um dos benefícios da maçã é reduzir o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). De acordo com especialistas, pessoas que consomem todos os dias frutas com polpa branca, como a maçã, podem reduzir cerca de 40% o risco de sofrer um AVC.

A fruta também ajuda a melhorar problemas respiratórios, pois um dos benefícios da maçã é proteger os pulmões. Para pessoas com asma, o indicado é comer cinco ou mais maçãs por semana.

Além disso, ela faz bem à garganta e às cordas vocais, pois possui uma propriedade adstringente. Isso explica o fato de essa fruta ser muito consumida por cantores e atores.

Fruta é amiga da digestão

Outro beneficio da maçã é amenizar problemas estomacais. Se você sofre de doenças como gastrite, azia e úlceras, coma uma maçã todos os dias, pois ela beneficia a mucosa do sistema digestivo.

Quem tem problemas de sangramentos na gengiva, também pode melhorar o problema comendo maçã. Devido às vitaminas do complexo B, um dos benefícios da maçã é auxiliar na prevenção de doenças do sistema nervoso, como Alzheimer e Parkinson.

E os benefícios da maçã não acabam por aí. Esta fruta também é rica em taninos e flavonoides, ou seja, fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, ajudando da prevenção do envelhecimento precoce.

Além disto, estes nutrientes também auxiliam na prevenção de doenças do coração. Comer uma maçã todos os dias também ajuda a se manter mais longe dos cânceres de cólon, de próstata e de mama.

Além dos benefícios apontados até o momento, a maçã também é muito utilizada para quem quer perder peso, pois possui fibras que ajudam a dar a esperada sensação de saciedade. Segundo especialistas, comendo maçã você também diminui a vontade de ingerir doces e chocolates.

Vitaminas entre os benefícios da maçã

A maçã é rica em vitaminas A, B, C e E e sais minerais, como potássio, cálcio e ferro. A diferença de outros alimentos é que a maçã também possui outras propriedades especiais como a pectina e a quercetina.

A primeira está concentrada na casca da fruta e tem como objetivo controlar o apetite, dando sensação de saciedade. Já a quercetina, um antioxidante, está presente na polpa e ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico.

Segundo nutricionistas, um dado muito importante para quem está de dieta é que cada 100g de maçã contem apenas 56 calorias. Então, que tal comer uma maçã gostosa agora mesmo?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!