Pele

Eliminar espinhas com fitoterapia é possível? Conheça essa terapia alternativa

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

Você sabia que é possível eliminar espinhas com fitoterapia? É o que dizem os adeptos dessa terapia que utiliza ervas naturais em tratamentos de pele e de saúde.

Como eliminar espinhas com fitoterapia

A primeira recomendação é que a acne seja diagnosticada e tratada com um dermatologista, que poderá indicar a melhor solução para o problema. Em casos leves e moderados, a acne aparece como cravos e espinhas, mas ela pode se apresentar em graus mais graves, principalmente por alterações no equilíbrio hormonal do corpo.

eliminar-espinhas-com-fitoterapia

Plantas com propriedades antioxidantes ajudam a combater radicais livres. Foto: Shutterstock

Por isso, a primeira ocorrência costuma se situar no início da puberdade, quando aumentam os níveis de andrógenos, como a testosterona.  Além dos andrógenos, a outra grande causa da acne são as bactérias. Assim, um bom tratamento deve atingir uma ou ambas as causas.

E uma dessas boas possibilidades é eliminar espinhas com fitoterapia, já que os extratos de ervas naturais possuem menos efeitos colaterais.

Há uma longa lista de remédios à base de plantas que podem ser usados ​​para tratar a acne, e a maioria deles tem propriedades antibacterianas e outros também possuem propriedades anti-inflamatórias e podem proporcionar um efeito de limpeza profunda na pele. Veja como eliminar espinhas com fitoterapia.

6 dicas de como eliminar espinhas com fitoterapia

Aloe vera

A primeira forma possível de eliminar espinhas com fitoterapia é através da aloe vera, um remédio popular para infecções na pele. A planta pode ser aplicada topicamente ou por via oral.

Esse é um grande hidratante e agente de limpeza, que pode penetrar nas camadas da pele para nutrir os folículos e acalmar a irritação da pele. Além disso, pode acelerar a cura das cicatrizes de espinhas.  A aloe vera contém pelo menos, seis agentes antissépticos que podem proporcionar uma ampla cobertura antimicrobiana para a pele. Por isso, a erva pode matar as bactérias e fungos que podem causar ou piorar os sintomas da acne.

Extrato da folha de oliveira

Possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Quando tomado por via oral, pode ajudar a desintoxicar o corpo e regular o equilíbrio hormonal. Portanto, o extrato de folha de oliveira pode normalizar a produção de andrógenos e outros hormônios no corpo. Assim como pode matar os microrganismos que promovem a formação de acne. Esta planta é mais uma prova que é possível eliminar espinhas com fitoterapia.

Bardana

É o nome dado ao extrato de ervas feita a partir das raízes de bardana, que também é uma forma de eliminar espinhas com fitoterapia. O extrato desta planta tem sido muito utilizado para tratamento de doenças de pele na medicina tradicional, pois possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Ajuda, assim, a matar o Propionibacterium acnes e outras bactérias que contribuem para o desenvolvimento das espinhas. Além disso, as suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir o inchaço associado aos nódulos e cistos de acne, bem como reduzir as cicatrizes formadas a partir de tais lesões inflamadas.

Óleo de lavanda

É um remédio natural conhecido pelas suas propriedades analgésicas, antibacterianas e antivirais. Pode ser aplicado diretamente sobre a pele, mas somente após a sua diluição com óleo de semente de uva, já que o óleo de lavanda é muito forte. Ele é útil para matar as bactérias responsáveis ​​pela acne.

Trevo vermelho

É um remédio tradicional para o tratamento de doenças de pele, que variam de eczema e psoríase à acne. Acredita-se que seja um desintoxicante e um limpador de sangue, que atua internamente para evitar a ruptura de lesões de acne.

Chá verde

Quando combinado com madressilva, é conhecido em muitas culturas asiáticas como “espinha chá” e é usado para o tratamento da acne. O chá verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres, que podem danificar a pele e causar desequilíbrios hormonais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!