Pele

Conheça 5 técnicas utilizadas em tratamento para acne

Por Redação Doutíssima 27/08/2014

É difícil encontrar alguém que nunca tenha sido acometido em algum momento da alguma vida, em especial na adolescência, pela presença frequente de espinhas na pele. Nestes momentos, buscar soluções de tratamento para acne vira uma rotina.

tratamento-para-acne

Espremer as espinhas é errado, causa irritação e pode até propagar a infecção. Foto: Shutterstock

Entenda as causas para buscar o tratamento para acne

Geralmente, o aparecimento das espinhas é comumente causado pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona. Essa alteração hormonal faz com que o período de maior propensão ao surgimento das inflamações seja a puberdade.

No entanto, não apenas de alterações hormonais é que surgem as espinhas. Existe também casos de proliferação de bactérias que se localizam no folículo piloso (região interna da pele em torno dos pelos).

Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos que, por sua vez, acabam por irritar a parede do folículo. Há ainda casos de produção de queratina ou sebo em excesso no folículo piloso, causando obstrução do orifício folicular.

5 opções de tratamento para acne

Mas, uma vez que elas surgem, qual o tratamento para acne? A verdade é que já são muitas as opções.A escolha de tais soluções depende da intensidade e da gravidade da inflamação. Confira 5 opções:

1. Limpeza: um tratamento para acne que serve de forma preventiva é por meio do controle da oleosidade da pele. Para fazer isso de forma eficiente, a melhor opção é a limpeza diária e adequada. Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes e loções adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas e reduzir a sua oleosidade.

2. Esfoliação: quando se está passando por um período de tratamento da acne, o processo de esfoliação é de grande importância na desobstrução dos poros. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.

3. Medicação: muitas pessoas acabam tendo que recorrer ao uso de medicamentos para auxiliar na eliminação da acne. Esses medicamentos podem ser tanto loções específicas quanto anti-inflamatórios controlados.

Normalmente, são usados antibióticos para controlar a infecção. Se você é mulher, uma boa opção na potencialização do seu tratamento é equilibrar seus hormônios por meio do uso de anticoncepcional. Já existem no mercado pílulas contraceptivas cujo foco se volta a pessoas propensas a desenvolver espinhas por meio da combinação efetiva de estrogênio e progesterona. Informe-se.

4. Procure um dermatologista: em casos leves de espinhas, o tratamento para acne pode ser feito com medidas preventivas, no entanto, algumas pessoas sofrem com um estágio crônico de acne que precisa de um tratamento mais profundo.

Os tratamentos mais completos, e por isso mais efetivos, devem ser sempre acompanhados por um dermatologista, pois sempre existem casos em que ocorrem efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, especialmente quando for utilizado mais de um tratamento simultaneamente.

5. Não esprema: ao contrário do que se pensa, isso só irá piorar a sua infecção. Tentar espremer as espinhas deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!