Dica do Dermatologista > Pele

Como acabar com as espinhas: o manual definitivo para quem quer se livrar de uma vez por todas desse problema

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

como acabar com as espinhasComo acabar com as espinhas? Nós encontramos a solução!

Quem já passou pelo desconforto de ter aquela festa no fim de semana e, na sexta-feira, aquela espinha aparecer bem no meio da sua testa? Ou então, quem já não passou pela situação de acordar de manhã e ser surpreendido por uma espinha gigantesca no rosto? Agora, não adianta chorar! Mas calma, você tem duas opções: ignorar a dita cuja e seguir em frente ou arregaçar as mangas e tentar controlar o estrago. Quanto antes você começar a tratar o problema, maiores serão as chances desse “vulcão em erupção” se acalmar e até mesmo regredir.

Você quer descobrir como acabar com as espinhas? O dermatologista Fernando Bezerra separou dicas que vão deixar sua pele lisinha!

 

Como acabar com as espinhas: Cuidados importantes

1) Se você procura a solução de como acabar com as espinhas, a simples atitude de lavar o rosto apenas pela manhã, com um sabonete próprio para seu tipo de pele, pode ser o grande segredo. Lave bem e certifique-se de que a pele ficou bem limpa. Lavar o rosto em excesso aumenta a oleosidade da pele e causa irritações.

2) Não mexa ou esprema as espinhas. Elas causam lesões na pele que podem deixar marcas e cicatrizes irreversíveis.

3) Como a acne está relacionada ao excesso de oleosidade, evite alimentos calóricos e muito gordurosos.

4) Não saia ao sol sem protetor solar. Essa dica vale para todo mundo, mas é especial para quem tem acne porque as espinhas podem se tornar manchas que são muito difíceis de desaparecer. Vale também para quem tem acne nas costas.

5) Fuja de receitas caseiras contra acne. Nem sempre elas dão certo com todos os tipos de pele e podem desencadear uma alergia que vão deixar sua pele ainda pior.

6) Uma limpeza de pele malfeita pode prejudicar seu rosto para sempre. Por isso, sempre vá a profissionais de sua confiança. O ideal é procurar um dermatologista.

como acabar com as espinhas

Como acabar com as espinhas: Dicas e curiosidades

  • Passar pasta de dente no rosto realmente seca espinha, mas não é aconselhável por ter substâncias químicas que não são ideais para a pele. Vale a pena investir em géis secativos para as situações de emergência.
  • Espremer as espinhas não ajuda a acabar com a acne. Segundo o Dr. Fernando Bezerra, espremer as espinhas só traz cicatrizes que vão durar a vida toda.
  • Se você tiver espinhas em grande quantidade, é melhor procurar um dermatologista. Você pode estar com uma alteração hormonal mais grave e precisar de tratamento com remédios. A rede pública de saúde conta com profissionais que atendem à população gratuitamente.
  • Beba pelo menos 8-10 copos de água diariamente.
  • Evite alimentos gordurosos e condimentados.
  • Coma frutas frescas, como maçã, banana, laranja, abacaxi, sobre uma base regular.
  • Uma boa dieta deve ser seguida, para manter o corpo e a mente saudáveis.
  • A meditação, yoga e outras técnicas de relaxamento ajudam a reduzir os níveis de stress, que por sua vez ajuda na redução da acne.
  • Evite fumar, além disso, o consumo de álcool também deve ser reduzido.
  • Certifique-se de reduzir a ingestão de bebidas com cafeína, como refrigerantes, chá, café.

 

Veja o que diz a dermatologista Flávia Martelli:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Mitos e verdades sobre espremer espinhas

O que fazer quando surge uma espinha?

Saiba como esconder as espinhas com maquiagem

Eliminar a acne: saiba quais as melhores vitaminas

6 Dicas de Neymar contra a acne

Estresse pode causar acne: saiba mais

Sua dieta pode causar acne