Pele

Veja os usos do óleo de kukui nos tratamentos de beleza

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Um rico óleo extraído de árvores cultivadas nas ilhas do Pacífico, entre elas o Havaí, vem se destacando por suas qualidades hidratantes e regeneradoras para pele e cabelos: o óleo de Kukui.

 

Ele é extraído de nozes de mesmo nome e é utilizado há séculos pelos nativos da região onde é originária, para tratamento de diversos problemas de pele. Descamações, rachaduras e até mesmo queimaduras são atenuadas pelo produto.

 

óleo de kukui

Com grande poder de hidratação, este óleo é usado para tratar pele e cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Óleo que hidrata

 

O óleo de Kukui possui gorduras benéficas, ácidos graxos essenciais como o linoleico e o alfa-linoleico. Por estas propriedades, é um óleo que rapidamente é absorvido pela pele, proporcionando uma hidratação profunda.

 

Os cabelos também são beneficiados por esta ação hidratante e o óleo é ideal para domar os fios crespos e cacheados, que são naturalmente mais ressecados. A atriz Lupita Nyong’o, que tem uma pele incrível, revelou que aposta apenas em tratamentos naturais e por isso não dispensa o óleo de kukui.  

 

Como usar o óleo de kukui nos cabelos

 

Quem sofre com os cabelos ressecados, sem brilho e sem vida, pode entrar no óleo de kukui um grande aliado. Você pode adicionar algumas gotas do óleo ao condicionar que está acostumada a utilizar. Cabelos muito ressecados podem ser protegidos com a aplicação do óleo antes da lavagem. Mas lembre de aplicar somente nas pontas e comprimento.

 

Também para cabelos bem ressecados e com muito frizz, algumas gotas adicionadas ao creme para pentear, mousse ou outro leave in pode ajudar a manter os cabelos hidratados e controlados por mais tempo.

 

Se preferir, aplique algumas gotas apenas do óleo após lavar os cabelos, em substituição aos produtos sem enxágue.

 

O uso do óleo de kukui nos cabelos também ajuda no tratamento da caspa, evitando o ressecamento do couro cabeludo e sua descamação, usando algumas gotas ao shampoo. Ele também ajuda na fixação da coloração, para quem tinge os cabelos e protege os fio dos raios solares.

 

Óleo de kukui na pele

 

Com suas propriedades naturalmente hidratantes, cicatrizante e anti-inflamatória é um excelente aliado no tratamento para a pele. Como hidrata profundamente a pele, acaba regenerando as camadas da derme e age como um anti-idade natural. É aconselhável ainda para pessoas que sofrem de psoríase, irritações de pele, acne e pele seca.

 

Com tantos benefícios, a indústria cosmética já aposta em diversos cremes contendo o óleo de kukui, tanto para o rosto, quanto para o corpo. Estudos indicam que o óleo contém vitaminas A, C e E, que são indispensáveis para uma pele bonita e sua aplicação contínua reduz linhas de expressão e rugas.

 

O óleo pode ser utilizado puro ou associado a outros cremes de sua preferência. Produtos prontos com o óleo em sua fórmula também já são comercializados. Importante ressaltar que as pessaos alérgicas a nozes não podem usar o óleo. Na dúvida, avalie com profissionais da área.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!