Pele

Creme para rugas: conheça os agentes envolvidos e faça sua escolha

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Com a chegada da idade, é comum que as pessoas – principalmente as mulheres, nesse caso – se preocupem com a saúde e a vitalidade de pele. Para isso, surge como opção o uso de creme para rugas, que combatem as imperfeições cutâneas.

 

Preço não define melhor creme para rugas

 

Porém, muitas pessoas não sabem como escolher o creme para rugas mais indicado para o seu rosto e há quem julgue que o melhor produto é sempre o mais caro do mercado, ou aquele cuja marca é mais conceituada.

creme-para-rugas

Consulte um dermatologista para acertar na escolha do seu creme antirrugas. Foto: iStock, Getty Images

A eficácia de um creme para rugas depende unicamente de todos os ingredientes que o compõem. De forma geral, os cremes mais eficazes são aqueles prescritos por um especialista, que consideram as características de cada paciente.

 

Substâncias presentes no creme para rugas

 

Seguindo essa lógica de funcionamento você sabe quais são os ingredientes deve atentar na composição do seu creme para rugas? Se a escolha do creme mais indicado para você parece difícil, confira a seguir as principais substâncias que devem fazer parte da sua formulação .

 

Retinol

 

O retinol é a uma molécula da vitamina A. O ácido retinoico é a substância com maior comprovação científica de agir contra o envelhecimento e a formação de acne. Seu efeito se dá sobre o material genético da célula, aumentando a capacidade de renovação da pele.

 

Coenzima Q10

 

Ela é produzida no nosso organismo, mas essa produção diminui com a idade, principalmente após os 30 anos. Entre outros benefícios para o organismo, a substância também possui uma ação antioxidante que neutraliza os radicais livres, ajuda a retardar o envelhecimento e a regenerar a vitamina C e a vitamina E. Também regula a produção de células e protege a pele do sol.

 

Cinetina

 

 

A cinetina está dentro de uma classe de hormônios vegetais chamada citocininas, que ajuda na divisão celular. Ela é utilizada como ingrediente ativo em produtos para prevenir o envelhecimento, já que contém propriedades antioxidantes. Também promove a produção de colágeno, o aumento da elasticidade e diminui a pigmentação.

 

Vitamina A

 

A vitamina A é muito importante, pois oxigena a pele, reduzindo o surgimento de linhas de expressão e imperfeições. Por isso, é bastante presente em todos os tipos de creme para rugas.

 

Ácidos de frutas

 

Os ácidos derivados de frutas possuem ação exfoliante que promove a eliminação das células mortas acumuladas sobre a superfície da pele e a renovação celular. Além disso, são amplamente utilizados no tratamento de algumas desordens cutâneas, como a rosácea, o fotoenvelhecimento e os distúrbios de pigmentação (como melanoses solares e melasma).

 

Peptídeos de cobre

 

O peptídeo de cobre repara a pele por reduzir a formação de tecido cicatricial, ativando proteínas antioxidantes da pele e estimulando a produção de colágeno. Utilizado para melhorar a elasticidade da pele e para reduzir finas linhas de expressão e rugas.

 

Extratos de chá

 

Possuem componentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, melhoram a hidratação, firmeza e elasticidade da pele.

 

Os flavonoides também atuam sobre o fluxo sanguíneo, ou seja, melhoram a microcirculação, o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Isso promove aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade, além de proporcionar uma melhora no teor da umidade da pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!