Filhos

O que você precisa saber para aprender como tratar a acne do bebê

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

Você sabia que bebês também podem sofrer com a acne? Ela pode, inclusive, estar presente já por ocasião do nascimento, mas também é possível que ela apareça algumas semanas depois. Conforme pesquisas realizadas, a acne neonatal aparece em aproximadamente 40% dos recém-nascidos, porém não há motivos para grandes preocupações: é possível tratá-la e, provavelmente, ela irá desaparecer em algumas semanas.

como-tratar-a-acne-do-bebê

Recém-nascidos também podem ter acne, mas normalmente ela desaparece sozinha. Foto: Shutterstock

Quer saber como tratar a acne do bebê? Então descubra abaixo.

Aprenda como tratar a acne do bebê

Para compreender melhor o tratamento desse tipo de acne, é interessante entender alguns pontos:

O que causa a acne do bebê?

Essa é uma questão que os estudiosos ainda não conseguiram esclarecer totalmente. Por muito tempo, os especialistas creditavam a acne do bebê totalmente aos hormônios que eles recebem das mães na parte final da gravidez, através da placenta.

Porém outros fatores também são analisados. Acredita-se também que eventuais medicamentos que a criança esteja tomando, ou até mesmo a mãe quando está amamentando, podem causar acne no bebê.

Como se revela a acne do bebê?

Normalmente ela aparece como cravos de cor preta ou branca, mas também podem ser espinhas de cor vermelha e, em raros casos, espinhas com a presença de pus. O mais comum é que apareça no rosto e nas costas.

Não confunda com a acne miliária

A acne miliária é outra espécie de acne que pode aparecer no bebê. Elas são distintas, porém, já que a acne miliária se revela pela presença de muitos pontos avermelhados ou até mesmo da cor da pele ao longo de todo o corpo do bebê – são as famosas brotoejas, creditadas à presença de uma obstrução nos canais que conduzem o suor das glândulas sudoríparas até a pele da criança.

Uma boa forma de diferenciar essas duas figuras, além do que foi falado acima, é observar atentamente a manifestação no bebê. Se houve pontos de cravos, então se estará diante da acne neonatal, e não da miliária.

Como tratar a acne do bebê

Normalmente a acne neonatal desaparece em poucas semanas, embora existam relatos de casos que duraram até meses. De qualquer forma, o mais indicado é procurar um pediatra para que ele possa dar o encaminhamento correto do tratamento.

Mesmo assim, saber como tratar a acne do bebê envolve cuidados específicos. Confira:

Não use cremes

A aplicação de cremes ou óleos sobre a pele do recém-nascido não é recomendável, já que não é eficaz em como tratar a acne do bebê, podendo inclusive piorá-la.

Não use medicamentos

Os medicamentos para o tratamento de acne são fortes em geral, e por isso não devem ser usados nos recém-nascidos, exceto se houver prescrição médica.

Faça higiene e hidratação

A melhor maneira como tratar a acne do bebê é adotar bons hábitos de higiene e hidratação, já que ela costuma desaparecer sozinha. Assim, o mais recomendável é usar um sabonete infantil e um pano macio na área afetada, mas nem pense em esfregá-la com força – lembre-se de que a acne neonatal não é resultado de sujeira, e por isso não há necessidade de esfregar a área afetada. Depois, seque bem o local.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!