Especialidades

Entenda o que pode estar por trás da tosse seca em crianças

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Na maior parte das vezes, a tosse seca em crianças é parte de um catarro e também provocada por uma inflamação na faringe. Ainda que seja chamativa, se está acompanhada de bastante muco e febre – que passam em até três dias – não são preocupantes.

Quando a tosse seca em crianças não preocupa

Se a garganta da criança dói ao tossir, é possível levá-la ao médico para que ele receite um remédio anti-inflamatório. Mas vale lembrar que tanto o resfriado como a gripe se curam sozinhas, com bastante repouso, e que a tosse seca em crianças pode desaparecer em poucos dias.

tosse-seca-em-crianças

Levar seu filho ao médico é importante para identificar a causa da tosse seca. Foto: Shutterstock

Possíveis causas de tosse seca em crianças

Em alguns casos, porém, a tosse seca em crianças não está relacionada apenas à inflamação na faringe. É possível que ela tenha outras causas. Quer conhecer quais são? Confira abaixo.

1. Infecção bacteriana

Uma infecção nos seios da face pode levar à tosse seca em crianças de forma persistente. Além disso, a bronquite e a pneumonia também podem causar essa tosse seca crônica. Então, fique atento, porque se essa tosse seca persistente apresenta alguns outros sintomas, como respiração rápida e fadiga geral, pode ser pneumonia.

Também é importante saber que a própria rinite alérgica é uma das responsáveis pela tosse seca nas crianças. Fique atento para outros sintomas, como secreção nasal e coceira nos olhos, nariz e boca.

2. Asma

A asma é uma das principais causas da tosse seca em crianças. Seu barulho é bem característico e isso porque ocorre uma inflação nas passagens de ar. Mesmo que não exista esse som característico, é possível que a tosse seca seja um sintoma, sobretudo se associada à respiração rápida ou com dificuldade e à tosse persistente ao longo da madrugada.

3. Refluxo

O refluxo pode ser uma das causas da tosse seca. Ela não virá isolada, mas sim associada a outros sintomas que possam indicar o aparecimento da condição, como rouquidão da voz, asfixia, e o chamado refluxo ácido, que significa que o líquido do estômago está querendo retornar ao esôfago.

É preciso ficar atento, porque o refluxo pode levar a outros problemas, como danos ao tecido pulmonar.

4. Vírus

Normalmente, a tosse seca decorrente de infecções virais não dura mais do que duas semanas, mas é possível que ela persista mesmo depois de desaparecido o causador da infecção. É possível, ainda, que uma criança desenvolva tosse seca depois de ser vítima de uma infecção viral.

5. Fatores externos

Mas não são só condições de saúde que podem estar por trás da tosse seca nos pequenos. Fatores externos também podem contribuir para que ela apareça. O tabagismo passivo, por exemplo, é uma dessas causas, assim como a contaminação do ar.

Além disso, a inalação de algum alimento ou outro material pode conduzir à tosse seca persistente, devendo haver muita atenção também para as alergias específicas das crianças com determinados grupos de alimentos ou substância – polvo, pólen das flores e os próprios animais de estimação são exemplos.

Como reagir à tosse seca

Caso seu filho esteja com uma tosse seca de forma persistente, fique atento às observações acima, principalmente quanto à presença de demais sintomas, que podem ajudar a desvendar o mistério. E, caso tenha alguma dúvida, não deixe de levá-lo ao médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!