Especialidades

Tudo sobre a bronquite: das causas, aos sintomas e formas de tratar

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

A bronquite consiste em uma inflamação das passagens principais responsáveis pelo trânsito do ar para os pulmões. Clinicamente falando, a doença pode ser classificada como aguda – que é aquela que apresenta uma curta duração –, ou ainda pode ser classificada como crônica, ou seja, com uma duração prolongada e recorrente.

bronquite

Doença respiratória é comum em idosos, bebês e crianças. Foto: Shutterstock

Entre os grupos de maior risco de aparecimento da bronquite, pode-se salientar idosos, bebês e crianças, bem como pessoas com problemas cardíacos e pulmonares e também os fumantes.

O que causa a bronquite

Podem ser considerados fatores de piora da doença condições climáticas como a poluição do ar, patológicas como alergias e infecções e também alguns tipos de trabalhos que envolvam manuseio de tecidos, grãos ou substâncias que gerem pó em excesso.

Entre os principais sintomas que caracterizam um quadro de bronquite é possível salientar um desconforto no peito, seguido de uma tosse que produz muco – em caso de expectoração verde-amarelada, é provável que haja uma infecção bacteriana nas vias aéreas.

Além disso, ambas as bronquites podem incluir sintomas como fadiga, febre geralmente baixa, também falta de ar – que tende a piorar com o mínimo esforço ou atividades leves – e ainda ronco ou chiado no peito.

Também é importante salientar que mesmo após o desaparecimento da bronquite é possível que haja o surgimento de uma tosse seca e incômoda que pode persistir por várias semanas após o fim da crise mais forte.

Bronquite não oferece risco de vida

Ainda que desconfortável, a doença não apresenta maiores riscos de complicação para a saúde, sendo que não se faz necessários o uso de antibióticos para o seu tratamento: quando ela é causada devido a um processo infeccioso, é comum que a infecção desapareça sozinha após uma semana.

Além disso, são recomendações básicas para aliviar os sintomas não fumar, consumir bastante líquido diariamente, ter uma rotina de repouso adequada, utilizar aparelhos umidificadores ou vaporizadores no banheiro. Remédios como ácido acetilsalicílico e acetaminofeno auxiliam na redução da febre, reduzindo a sensação de desconforto causada pela doença.

Se os sintomas não desaparecerem, o recomendado é buscar auxílio do seu médico para que ele prescreva um inalador. Essa prática é extremamente recomendada se você estiver com chiado no peito. Antibióticos podem ser receitados se houver suspeita de uma infecção bacteriana secundária.

Para qualquer tipo de bronquite, o passo mais importante a ser tomado é parar de fumar, visto que o cigarro debilita os pulmões, que são peça fundamental no processo de recuperação da doença.

Se for diagnosticada cedo o suficiente, é possível evitar danos aos pulmões, e sua capacidade respiratória não sofrerá sequelas relacionadas à doença. Por isso, não abra mão de ficar atento aos sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!