Especialidades

Tabu sexual: vida ativa na terceira idade deixa de ser baixa estatística!

Por Redação Doutíssima 22/05/2014

Sexo é um assunto cercado de preconceitos, medos e ansiedades. Quando uma pessoa decide encarar o tabu sexual, ela adquire autoconhecimento, de forma a tornar a sua vida íntima muito mais prazerosa.

Não fazer sexo na terceira idade é um tabu sexual que pode e deve ser quebrado. Com o avançar da idade, é claro que a prática sexual tem lá suas diferenças, mas continua a fazer bem para o corpo e para a mente, oferecendo prazer e aquela conhecida sensação de bem-estar.

Prática sexual na terceira idade continua a fazer bem para o corpo e a mente. Foto: Shutterstock

Prática sexual na terceira idade continua a fazer bem para o corpo e a mente. Foto: Shutterstock

Dados de diferentes pesquisas indicam que o tabu sexual vem sendo vencido: cerca de 50% das pessoas acima de 60 anos, que são casadas ou que têm parceiros sexuais, relatam a prática de sexo uma vez a cada 15 dias, pelo menos.

Dificuldades, não um tabu sexual

Algumas dificuldades de um corpo mais maduro podem prejudicar a prática, mas nada que configure um tabu sexual intransponível. Para as mulheres, dores reumáticas e incontinência urinária são os principais entraves. No segundo caso, a aplicação de hormônio local pode controlar o problema.

No caso dos homens, os contratempos mais referidos são a hipertensão e as complicações com a próstata. Cerca de 50% dos homens brasileiros acima dos 60 anos são hipertensos e os remédios para pressão tendem a diminuir a potência sexual. Contudo, já existe no mercado opções de medicamentos com menos efeitos colaterais do tipo.

Pacientes com câncer de próstata que tiveram a produção de testosterona bloqueada podem ter dificuldade de ereção, assim como os que fizeram cirurgia para a retirada do órgão. Atualmente, porém, existem técnicas de extração da próstata que conseguem preservar, em alguns casos, os nervos responsáveis pela ereção.

Como prolongar a sua vida sexual

Muitos casais, especialmente após um tempo de relacionamento, sentem a necessidade de modificar alguns aspectos da vida a dois para que ela volte a ser como era no começo. Isto ocorre principalmente na terceira idade, a qual, muitas vezes, tem na prática um tabu sexual.

Para aumentar as chances de ter uma vida sexual longa e muito prazerosa, é preciso afastar alguns preconceitos. Existem diferentes motivos para que duas pessoas tenham uma relação sexual e o importante é não focar apenas no orgasmo. Todas as etapas do sexo podem ser prazerosas. Por isso, a pressa não ajuda em nada. Tente aproveitar cada momento e não ficar tão ansioso aguardando o desfecho do ato.

Outro ponto bastante relevante relaciona-se com a nossa mente. É preciso estar de cabeça aberta para se permitir ter prazer das mais diversas formas e em diversas fases da vida, seja na juventude ou na terceira idade. Se sua mente limita as suas atividades, seu prazer também estará limitado de certa maneira. Ou seja, nada de se reprimir.

Lembre-se que, para ter uma vida sexual longa e prazerosa, é importante se cuidar. Manter os exames ginecológicos em dia é essencial para uma vida sexual saudável. Ao sentir algum incômodo durante o sexo ou perceber algo diferente na sua região íntima, procure auxílio médico. E não esqueça de usar camisinha, que é o método mais seguro de prevenção de DSTs (doença sexualmente transmissíveis). Sexo bom é sexo seguro!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Reeducação alimentar: tudo o que você precisa saber antes de começar uma dieta

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Nutricionista confirma: segunda-feira é o melhor dia para começar a dieta!

Dúvida do leitor: Doutor, quero emagrecer. Posso comer arroz na dieta?

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?