Especialidades

Faça o teste: você conhece todos sintomas da gripe?

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

A gripe é uma das doenças mais comuns em todos os lugares do mundo e, para piorar, a pessoa poderá tê-la diversas vezes ao longo da vida. Causada pelo vírus influenza, os sintomas da gripe, muitas vezes, são confundidos com resfriados e sua manifestação pode ser muito parecida com a da dengue.

Conheça os sintomas da gripe

Sua familiaridade com outras doenças torna ainda mais importante conhecer todos os sintomas da gripe para poder combatê-los – é assim que os médicos fazem, atacando cada um dos sintomas. Este cuidado também é relevante para evitar as possíveis complicações que ela pode causar.

Sintomas da gripe são combatidos de maneira individual durante o tratamento. Foto: Shutterstock

Sintomas da gripe são combatidos de maneira individual durante o tratamento. Foto: Shutterstock

Principais sintomas da gripe

– Febre alta: dentre os sintomas da gripe, esse é um dos principais e, em 65% das ocorrências, a temperatura corporal atinge picos superiores a 39ºC. Normalmente é tratada com antitérmicos.

– Nariz entupido: esse é um dos sintomas da gripe mais chatos que pode ocorrer. Há diversas dicas para combatê-lo: inalação com soro e encher o banheiro de vapor e respirar o ar podem ajudar bastante. Em casos mais severos, alguns remédios para desentupir o nariz podem ser receitados por um médico especialista.

– Tosse: ela é um artifício do próprio organismo para a eliminação das secreções que se acumulam nas vias respiratórias. Dentre os sintomas da gripe, esse é um dos que mais incomodam, mas é possível amenizar seus efeitos com alguns xaropes específicos, desde que preceituados por um profissional, ou então com alguns chás com mel ou limão.

– Garganta inflamada: dentre os sintomas da gripe, pode-se dizer que esse se dá em consequência do nariz entupido. É que, nessas condições, é normal a pessoa respirar pela boca, o que resseca a mucosa da garganta e causa a conhecida dor de garganta. Então, para combater esse sintoma, é preciso primeiro tratar do nariz entupido e, depois, se for o caso, tomar algumas pastilhas para alívio imediato. Em alguns casos, porém, podem ser necessários analgésicos ou anti-inflamatórios que, obviamente, devem ser receitados por um médico.

– Dores de cabeça e no corpo: elas também são sintomas da gripe. A dica, aqui, é o repouso. Caso a dor esteja muito acentuada, é possível procurar um médico que poderá receitar algum analgésico.

Sintomas da gripe x dengue

Poucos sabem, mas os sintomas são bem semelhantes. A principal diferença é que aqueles que estão com dengue normalmente manifestam uma dor na parte de trás dos olhos e alguma vermelhidão na pele – algo que não acontece nos casos de gripe.

Sintomas da gripe x resfriado

No início, gripe e resfriado manifestam-se de forma bem parecida. Entretanto, os sintomas da gripe são mais intensos e, dentre eles, está a febre – algo que não acontece no resfriado, que normalmente se limita a leves dores, um pouco de tosse e alguns espirros, além de coriza no nariz.

Complicações dos sintomas da gripe

No caso de ocorrer febre, um dos sintomas da gripe, é preciso ter muito cuidado. Temperaturas corporais muito altas podem causar intenso mal-estar e, quando superar os 40ºC, é possível a ocorrência de quadros mais graves, como o de convulsões.

Além disso, como a gripe afeta o sistema imunológico e é uma afecção que atinge o sistema respiratório, é possível o desenvolvimento de outros quadros, como otite ou sinusite e até outros mais graves, como pneumonia. Pessoas que possuem asma ou bronquite crônica, ou ainda insuficiência cardíaca, podem apresentar uma piora nesses quadros.

Em razão dessas possíveis complicações, é importantíssimo conhecer bem os sintomas da gripe e saber atacá-los a tempo antes que possam se agravar. Não hesite em procurar um médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe

Remédios naturais para a gripe

Metanfetamina pode curar gripe

Saiba a diferença entre gripe e resfriado

OMS: mundo não está preparado para surto de gripe