Clínica Geral

Esquizofrenia leva à perda de contato com a realidade. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 09/10/2014

A esquizofrenia é um transtorno mental que faz com que você tenha dificuldades para distinguir as experiências reais das imaginárias, pensar de forma lógica, ter respostas emocionais normais e comportar-se normalmente em situações sociais.

esquizofrenia

Portador de esquizofrenia precisa de tratamento e cuidados constantes. Foto: Shutterstock

Os pesquisadores da área ainda não sabem ao certo a origem da esquizofrenia. No entanto, já é comprovado que existem fatores de risco que fazem com que uma pessoa se torne mais propensa a desenvolver a doença. O principal fator de risco está no histórico familiar.

Atualmente já é sabido também que o mal atinge ambos os sexos. Ela tende a começar na adolescência ou na fase adulta jovem, mas pode iniciar em idade mais avançada. A esquizofrenia com início na infância aparece depois dos 5 anos, mas é rara e pode ser difícil diferenciá-la de outros transtornos de desenvolvimento da infância, como o autismo.

Principais sintomas da esquizofrenia

Alguns sintomas podem caracterizar clinicamente um quadro de esquizofrenia. São eles: sensação de tensão ou irritabilidade, dificuldade para dormir e de concentração.

Com a evolução do quadro, outros sintomas relacionados aos pensamentos, emoções e comportamento começam a aparecer, como: apatia, ilusões e fuga da realidade, alucinações, dificuldade de prestar atenção, pensamentos desordenados, comportamentos anormais e isolamento social.

Geralmente, os sintomas da doença se desenvolvem lentamente durante meses ou anos. Às vezes, podem ocorrer vários sintomas, e outras vezes, somente alguns. Vítimas do mal podem ter dificuldade de manter suas amizades e de trabalhar, além de problemas relacionados à ansiedade, depressão e pensamentos ou comportamentos suicidas.

No entanto, é comum que os sintomas variem conforme o tipo de esquizofrenia. Se o caso for do tipo paranoide, os sintomas tendem a ser ansiedade, ataques de fúria e propensão a brigas, além de uma falsa crença de que pessoas estão tentando fazer mal a eles ou a seus entes queridos.

Já em casos de esquizofrenia desorganizada, são comuns sintomas como dificuldade para raciocinar e expressar suas ideias claramente, comportamento infantil e dificuldade na demonstração de emoção.

Outros tipos de esquizofrenia

A esquizofrenia catatônica é caracterizada pela falta de atividade, rigidez de postura e também nos músculos, o que gera caretas ou outras expressões faciais estranhas, bem como uma falta de sociabilidade que faz com que o acometido não tenha o hábito de responder muito a outras pessoas.

Os sintomas do tipo não diferenciado podem incluir sintomas de mais de um tipo de esquizofrenia, enquanto pessoas que sofrem de forma residual com a doença apresentam traços de diversas formas da doença, mas sem chegar a extremos.

Devido à grande gama de possibilidades de um quadro de esquizofrenia, apenas uma avaliação médica é capaz de garantir um diagnóstico preciso. Por isso, é aconselhável a procura médica imediata caso você apresente algum dos sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!