Zen

Técnica e concentração: aprender como meditar é vital para resistir ao estresse

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

É comum fazer meditação para evitar o estresse, visto que os benefícios da meditação são muitos. São vários os motivos que levam as pessoas a se tornarem praticantes – entre eles, a busca pela paz interior, acalmar uma mente inquieta, aprofundar o autoconhecimento, conseguir estabilidade emocional ou testar até onde vai a própria fé.

Se você tem interesse em saber como meditar, confira as nossas dicas e perceba como meditar pode auxiliar você a encontrar o equilíbrio diário:

como-meditar

Conheça as principais maneiras de relaxar e buscar a transcendência. Foto: Shutterstock

Dicas de como meditar

Antes de descobrir como meditar, faça uma introspecção do porquê você quer começar a meditar. Cada pessoa tem um motivo especial para iniciar a prática: a maioria busca mais calma, paz de espírito em meio a correria do dia a dia.

A meditação permite que você consiga se desligar temporariamente de tudo e enxergue suas próprias necessidades espirituais. Não é preciso esmiuçar os motivos que o levaram a buscar a meditação – no fundo, todos querem relaxar e evitar serem tragados pela ansiedade constante da rotina diária.

A forma mais fácil de como meditar é começar com uma prática mais simples, feita em uma posição sentada. Conforme se avança na prática, pode-se experimentar outros tipos de meditação, incluindo a que é feita andando, a meditação com orientação para aprofundamento e a meditação centrada na solução de problemas específicos.

O mais importante no hábito de como meditar é entender que a meditação pode ser feita em qualquer lugar, com qualquer roupa e na posição mais confortável para você. Para que seja possível encontrar-se interiormente, evite lugares confortáveis demais ou nos quais você costuma cair no sono – a meditação exige que você se mantenha alerta e concentrado. Você pode começar sentando no chão, com as pernas cruzadas na posição de borboleta.

Saiba como meditar

Outro ponto importante a ser considerado a fim de encontrar o equilíbrio é ter a consciência de que é preciso uma mente alerta para tirar o máximo da meditação. Para tal, é fundamental que você esteja absolutamente livre de álcool, de drogas ou de qualquer classe de medicamentos psicotrópicos por pelo menos 24 horas.

Isso é necessário mesmo que pareça um sacrifício, pelo menos até que seu corpo e mente fiquem acostumados com a prática e você consiga meditar mesmo sem ter as condições ideais.

Além de evitar o consumo de drogas que possam alterar seu estado de comportamento, outras questões devem ser consideras. Entre elas, espere 2 horas após uma refeição completa ou 1 hora após um lanche ou uma bebida com cafeína antes de começar a meditar. Isso é importante visto que a digestão interfere na meditação.

Também é necessário abster-se do tabaco antes de meditar. Caso você fume, o ideal é esperar pelo menos meia hora após fumar. Se puder, aproveite a disposição para melhorar a saúde como um todo para parar de fumar de uma vez por todas.

Outra dica valiosa está em sentir-se ao máximo confortável na hora de meditar. Para tal, opte por tirar os sapatos e afrouxar suas peças de roupas ou vestir-se de forma confortável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!