Guia do Câncer

Câncer no colo do útero: conheça as causas e como tratar a doença

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

O câncer no colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer podem ser descobertas em exames preventivos. O colo do útero consiste na parte do útero localizada no final da vagina. Ele fica entre órgãos internos e externos, exposto ao risco de contrair diversas doenças.

câncer-no-colo-do-útero

Saiba o que fazer caso você seja vítima de câncer no colo do útero. Foto: Shutterstock

A principal causa do câncer no colo do útero é a contaminação pelo vírus HPV. Esse vírus pode ser contraído de muitas formas, tanto em relações sexuais como em contaminações por objetos íntimos. Há fatores que influenciam essa contaminação, como o início precoce das relações sexuais, diversidade de parceiros, má higiene intima e o fumo, entre outros.

Tratamento do câncer no colo do útero

O tratamento do câncer no colo do útero vai depender de que estágio está a doença. Existem quatro estágios desse tipo de câncer:

– Estágio I: quando o câncer está somente no útero

– Estágio II: quando o tumor já está em todo o colo do útero

– Estágio III: quando o câncer se espalhou para as trompas e ovários

– Estágio IV: quando o tumor atinge a bexiga, o reto e outros órgãos.

Nos casos iniciais, é recomendado retirar todo o útero para evitar que futuramente a doença volte e se espalhe pelo corpo. Essa cirurgia pode ser feita por via laparotômica, onde se faz um corte na parte inferior do abdômen até dois dedos acima do umbigo.

Em outros casos, é possível fazer a cirurgia por laparoscopia. Esse procedimento utiliza pinças compridas e faz apenas 4 ou 5 cortes pequenos na barriga. Em ambas as cirurgias o procedimento realizado por dentro é o mesmo, o que muda é o tamanho da cicatriz.

Veja como tratar o câncer no colo do útero

Para decidir qual procedimento cirúrgico que deve ser feito, a paciente deve conversar com o seu médico. Ele que vai poder prestar auxílio. Há casos em que se consegue fazer o procedimento pela videolaparoscopia, uma possibilidade bem menos invasiva.

O melhor jeito de se evitar o câncer no colo do útero é a prevenção. As lesões desse tipo de câncer muitas vezes não possuem sintomas. Você pode realizar o exame preventivo regularmente. Ele consiste na coleta da secreção do colo do útero, que é examinada.

Desse resultado se descobre se há ou não o câncer. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de praticamente 100%.

Lembrando que o exame preventivo é simples e rápido, e totalmente indolor. Por isso, vá ao ginecologista pelo menos uma vez por ano e faça o exame. Isso pode evitar problemas futuros como o câncer no colo do útero.