Unhas

Unhas amareladas não são exclusividade de fumantes. Veja o que fazer

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Muitos estudos já comprovaram que é comum entre os fumantes ficarem com as unhas amareladas. No entanto, o hábito do cigarro não é o único motivo que faz as unhas obterem essa coloração. Para que o tratamento para corrigir o problema seja feito da maneira mais adequada, é necessário saber qual foi a sua origem.

unhas-amareladas

As unhas amareladas podem aparecer devido ao hábito de fumar. Foto: iStock, Getty Images

Origem das unhas amareladas

 

Como já citado, o cigarro é uma das principais causas das unhas amareladas. Para resolver o problema, a indicação é que o individuo pare de fumar. Se essa não é uma possibilidade, há produtos específicos para aplicar nas unhas amareladas de fumantes.

 

Uma das possíveis causas das unhas amareladas, além do fumo, são os fungos, que podem deixar uma coloração mais escura, próxima do marrom. Os fungos também podem fazer a unha descamar, provocando um desagradável odor. O melhor jeito de resolver essa situação de é comprando um antifúngico. Caso o produto não resolva o problema, procure um médico.

 

Se você costuma pintar as suas unhas e permanecer com esse esmalte por muito tempo, sem dar um tempo entre uma aplicação e outra, pode estar privando as suas unhas do oxigênio. A solução é pintar as suas unhas de tempos em tempos. Por exemplo, quando tirar o esmalte, espere dois dias para pintar novamente. Isso pode diminuir o amarelado da unha.

 

Confira uma receita caseira

 

Para fazer a sua unha voltar à cor natural mais rapidamente, você pode optar por uma receita caseira muito simples. Em um pote com água quente, coloque uma colher de sopa de água oxigenada volume 10 e deixe as unhas (limpas e sem esmalte) de molho por cerca de 10 minutos.

 

A água oxigenada é rica em peróxido de hidrogênio, e serve até mesmo para clarear os dentes. Se as unhas estão amareladas há bastante tempo, provavelmente você vai precisar repetir esse procedimento várias vezes.

 

Problemas de saúde podem levar a unhas amareladas

 

Outro motivo que pode deixar as unhas amareladas é algum problema de saúde. Portanto, se nenhum dos procedimentos anteriores estiver funcionando, procure um médico para que ele verifique se é esse o caso. Diversas doenças estão associadas a uma coloração diferente de unha. Conheça algumas delas:

 

– Anemia: as unhas ficam secas, opacas, côncavas, quebradiças.

– Doenças cardíacas: as unhas ficam curvadas para baixo, com coloração arroxeada e alargadas.

– Doenças digestivas:  as unhas ficam frágeis, doloridas, e descamam.

– Diabetes: as unhas ficam grossas, avermelhadas e aparecem pequenas veias no dedo. Além disso, podem apresentar micoses frequentemente.

– Psoríase: depressões puntiformes, superfície rugosa, unhas grossas e quebradiças.

– Problemas na glândula supra-renal: as unhas ficam escuras.

– Doenças renais: as unhas ficam grossas e amareladas, com linhas verticais esbranquiçadas.

– Doenças hepáticas: ficam esbranquiçadas perto da raiz ou amareladas por inteiro.

– Hipertireoidismo: as unhas ficam finas e fracas.

– Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.

– Doenças infecciosas graves (meningite e septcemia): também podem ser uma causa de unhas amareladas surgem pequenas manchas roxas sobre as unhas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!