Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para unha amarelada

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

A unha amarelada pode ser causada por diferentes doenças, mas os hábitos pessoais muitas vezes contribuem. Por exemplo, pintar as unhas esmaltes escuros podem manchar as unhas, assim como o cigarro também pode causar a mudança de coloração das unhas. Seja qual for o motivo, é possível devolver a tonalidade natural da unha com remédios caseiros.

unha amarelada

Métodos caseiros podem eliminar a tonalidade amarelada das unhas. Foto: Shutterstock

Outros motivos para a unha amarelada

Ter uma unha amarelada ainda pode ser uma indicação de que você tem um problema como diabetes, infecção fúngica, inchaço crônico das pernas ou síndrome da unha amarela. Quando isso acontece, as unhas não ficam, necessariamente, com uma cor uniforme – pode ser que apenas uma seja afetada. A unha amarela não precisa ter necessariamente uma cor uniforme, já que é possível ter somente uma unha afetada.

Antes de iniciar um tratamento caseiro, o melhor é ter certeza que a causa não seja grave. Por isso, é essencial buscar ajuda médica para tirar esta dúvida. Se o médico não encontrar nada de errado, você pode iniciar um tratamento natural sem problemas, já que existem muitos métodos caseiros para tratar unha amarelada. Veja alguns deles.

Conheça os melhores remédios caseiros para unha amarelada

Vinagre

O vinagre é de natureza ácida e pode ser muito útil na remoção do amarelado das unhas. Basta adicionar um copo de vinagre em um litro de água morna e misturar bem. Agora, mergulhe as mãos ou os pés nesta mistura por pelo menos 15 minutos.

Isso vai ajudar a matar os fungos, se a causa for uma infecção fúngica. Além disso, use uma escova e esfregue cuidadosamente sobre a unha amarelada, já que isso irá remover qualquer resquício de placas amarelas.

Sal e limão

O limão é um ácido e o sal um antisséptico natural. Você pode usar uma solução de sal e limão em água para remover as manchas amareladas das unhas. Para isso, adicione algumas gotas suco de limão em um copo de água morna e coloque uma pitada de sal.

Uma boa dica é misturar um pouco de óleo de bebê, para hidratar as cutículas. Deixe as unhas submersas nesta mistura por 10 minutos e, depois, lave com água e use um hidratante para mãos e pés.

Zinco

Você pode estar sofrendo da síndrome da unha amarela. Esta é uma doença rara e seus fatores ainda não são conhecidos. Mas especialistas acreditam que alimentos ricos em zinco podem reverter a síndrome. Você deve incluir em sua alimentação uma grande quantidade de zinco, encontrado em ostras e fígado.

Creme dental

Aplique uma pequena quantidade de creme dental branqueador em cada unha amarelada. Deixe agir por 5 minutos. Com uma escova de dentes de cerdas macias, esfregue suavemente o creme dental nas unhas amareladas. Lave com água morna. Siga este método diariamente por uma semana. Acredite, suas unhas poderão ficam bem branquinhas.

Água oxigenada

A água oxigenada possui propriedades de branqueamento que ajudam a clarear unha amarelada. Mas certifique-se de usar uma solução com apenas 3% de peróxido de hidrogênio. Use três colheres de sopa de água oxigenada em meia xícara de água e misture bem.

Mergulhe as unhas na solução por dois minutos. Em seguida, lave-as com água. Faça isso uma vez por semana durante vários meses. A água oxigenada pode desidratar suas unhas, então, aplique uma loção hidratante após o uso deste remédio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!