Filhos

Primeiros meses de vida: crescimento físico e desenvolvimento psicomotor da criança

Por Bruno Cuiabano 10/03/2014

Estudos apontam que os primeiros momentos da vida das crianças são importantes para o desenvolvimento psicomotor e podem contribuir para a definição de suas potencialidades. Saiba mais!

desenvolvimento psicomotor_
Desde o inicio da vida o desenvolvimento humano é pautado por um crescimento físico e um aumento de habilidades psicomotoras, que sofrem influencias de fatores biológicos e ambientais. Um ser humano já no momento de sua geração é alvo de mudanças hormonais que vão causando o aparecimento rápido e dinâmico de sistemas corporais e também uma grande plasticidade neuronal.

O crescimento físico ocorre de maneira contínua e paulatina, o que evidencia uma abrangência de fatores endógenos e exógenos neste processo. Por isso a ingestão de drogas é uma influencia ambiental nefasta, que terá extrema importância na formação posterior da criança. Outro fator externo é o estado psicológico da mãe e sua nutrição, logicamente. Nos primeiros anos de vida, a alimentação do bebê irá, com certeza, atuar no crescimento e no desenvolvimento psicomotor, por isso é alta a correlação entre inteligência e uma boa nutrição nos períodos iniciais de vida da ser humano.

Visivelmente percebemos uma maior utilização de habilidades motoras das crianças no decorrer dos primeiros anos de vida. Entendemos que, de acordo com os estudos neurológicos e neuropsicológicos, isso tem muita relação com a formação de cadeias de neurônios em novas sinapses e, inicialmente, com um crescimento e desenvolvimento num ritmo muito maior que qualquer outro órgão e que em qualquer outra etapa da vida. São produzidos na etapa fetal em torno de 250 mil neurônios a cada minuto que irão se somar no momento do nascimento em torno de 100 a 200 bilhões de neurônios.

O crescimento físico e o desenvolvimento psicomotor no período neonatal

desenvolvimento psicomotorEste processo é determinante para o desenvolvimento psicomotor, o que ira proporcionar o aparecimento de reflexos neonatais, entre eles estão:

Sucção

De procura

Preensão palmar

Retraimento do pé

Piscar

Andar automático

Moro (reação de abraço quando se leva um susto)

Babinski (o pé se dobra e seus dedos se abrem em leque)

Natatório

Tônico do pescoço

Muitos desses reflexos neonatais irão desaparecer com o tempo e logo ocorre um aparecimento de um controle postural, devido a uma relação mais consciente com o mundo, também uma percepção de seu corpo e as conseqüências ambientais de suas ações. O que implica um controle mais apurado de habilidades físicas e psicomotoras, uma maior dependência e aquisição de destrezas como:

Correr

Subir e descer escadas

Lançar e pegar bolas

Traçar desenhos

Escrever

Uma ideia que não pode ser deixada de lado sobre esse assunto trata-se do dimorfismo sexual, expressão que fala sobre um crescimento diferente em relação aos sexos. Quando a criança nasce, as diferenças são imperceptíveis, no entanto com o passar dos anos essas diferenças tendem a aumentar, primeiramente muito pouco depois mais significativamente. É importante frisar que as diferenças individuais são muito expressivas também e que a influencia ambiental se faz muito presente.

Referências Bibliográficas

Coll, César., Marchesi, Álvaro., Palacios, Jesús., Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia Evolutiva Vol. 1, 2º edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.

Papalia, D. E., Olds S. W., Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

Como é o desenvolvimento intelectual da criança