Só quem sofre de sinusite sabe quão ruim é passar pelas suas crises. Conviver com dores de cabeça, olhos inchados e mal estar, além da sempre presente obstrução nasal, é comum ao paciente da doença, que pode atingir até 40% da população mundial.
Por causar a inflamação das mucosas dos seios da face, o tratamento convencional, à base de remédios e sprays nasais, é o mais usado. Mas você já pensou que a homeopatia para sinusite pode ser uma boa opção na busca pela qualidade de vida?
Por ser uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa, a sinusite tem vários desencadeadores externos, que podem ser desde uma inflamação com origem alérgica ou mesmo por poluentes como poeira, pólen ou ar seco, até por situações emocionais e rinite crônica, por exemplo.
A homeopatia para sinusite é usada, principalmente, para tratar as vias aéreas com produção de muco, mas também agindo no emocional do paciente.
Como funciona a homeopatia para sinusite
Agindo de forma preventiva, a homeopatia para sinusite conquista os primeiros sucessos no tratamento já nos primeiros dias de uso. O ideal é que o paciente busque por um médico homeopata, que consiga entender a origem das crises e possa fazer um plano de tratamento adequado.
As fórmulas mais usadas pela homeopatia para sinusite são as da Hydrastis canadensis, Kali bichromicum e Mercurius solubilis, todas capazes de tratar a vias aéreas com produção de muco, como é o caso da sinusite.
Os chás também são aliados no tratamento homeopático. A tanchagem, por exemplo, é usada quando a garganta está comprometida. O alecrim é o responsável por melhorar o humor e a camomila e capim santo para quem sofre com as alergias.
A indicação do chá de hortelã é para quem sofre com o ar-condicionado, frequentemente usado nas empresas e durante os dias mais quentes.
Para quem acredita que o tratamento com homeopatia é caro, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece desde 2006 a homeopatia para sinusite. Pacientes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já têm o tratamento garantido pelo SUS nas unidades de saúde.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), inclusive, tem um setor dedicado a pesquisas em homeopatia que devem ser oferecidas na rede pública.
A atitude e comprometimento também são partes importantes na busca pelo sucesso da homeopatia para controlar os sintomas da sinusite. Não basta apenas o paciente buscar por um tratamento alternativo se ele mantém os mesmo hábitos.
Dicas como manter a casa sempre arejada e limpa, trocar os filtros do ar-condicionado, beber água em abundância e não fumar ajudam no controle das crises.
De forma geral, a homeopatia para sinusite não têm contraindicações ou efeitos colaterais. O importante é o paciente estar ciente da qualidade do profissional que ele buscou para lhe receitar o tratamento.
Fórmulas usadas pela homeopatia para sinusite
– Mercurius solubilis
– Hydrastis canadensis
– Kali bichromicum
– Pulsatilla
– Hepar sulphuris
– Sílica
– Mercurius solubili
– Pyrogenio
– Kali iodatum
– Bryonia alba
– Mezereum
– Lachesis mutus