Medicina Alternativa

Homeopatia e o equilíbrio do organismo: descascando a cebola

Por Marcelo Perim 18/09/2014

Na prática da homeopatia acredita-se em uma relação entre as doenças que nos acometem. Saiba como esta técnica pode ajudar no equilíbrio do organismo

 

equilíbrio do organismo

Foto: Shutterstock

 

A homeopatia tem como principio que o organismo humano funciona o tempo todo totalmente interligado entre todos seus orgãos e sistemas, assim como a mente e as emoções, interagindo interruptamente nesse conjunto. Aprendemos na escola a estudar cada parte do organismo separadamente, como se o corpo e a mente fossem separados e sem conexão um com outro. Mas, na realidade, é um conjunto interrelacionado e inseparável.

Outro principio da homeopatia é de que as doenças surgem não somente por uma causa externa, mas primeiramente por um desequilíbrio interno do organismo. Quando algo nos desiquilibra, por exemplo, um excesso de frio, noites mal dormidas, alta ingestão de sal, uma emoção forte como uma perda de um ente querido etc, a primeira coisa que o organismo faz é tentar se re-equilibrar.

Na busca pelo equilíbrio do organismo no caso do frio vamos reagir com calafrios e contrações musculares para tentar produzir mais calor no corpo. Para uma emoção forte vamos talvez ficar mais introspectivos, como uma tentativa de nossa mente para elaborar essa emoção. Se não conseguimos fazer esse re-eqilibrio, o organismo vai se desequilibrar e vamos começar a apresentar sintomas. O organismo sempre irá tentar manifestar esse desiquilíbrio nas partes menos importante hierarquicamente do corpo.

 

A homeopatia e o equilíbrio do organismo

 

Na homeopatia acredita-se que as doenças surgem e desaparecem seguindo essa hierarquia de importância do organismo. Ao tratar crianças com bronquite notamos que, na medida em que a doença vai sendo curada, surgem problemas de pele, como um eczema por exemplo. Para um alopata, essa criança estava doente do pulmão e agora ela se curou e surgiu uma doença na pele.

Para nós, homeopatas, acreditamos que as duas doenças têm uma relação direta. O organismo estava em desequilíbrio, manifestando primeiro uma doença no pulmão. Na medida em que ele se re-equilibrou um pouco, ele “colocou para fora” a doença na pele. Conforme vamos re-equilibrando o organismo dessa criança, ele mesmo conseguiu transferir a doença de um órgão mais importante (pulmão), para um órgão menos importante para a sobrevida, a pele. Com a sequência do tratamento a pele também ira melhorar.

Vejo esse exemplo ocorrendo ao contrario também. Recentemente recebi um paciente que “melhorou” seu eczema de pele com corticoides e um mês depois começou a apresentar uma asma. Não acreditamos, na homeopatia, que isso é uma coincidência, ou que ele tinha uma doença de pele e agora tem uma outra doença no pulmão. Chamamos isso de supressão, que é quando ao “melhorar” um sintoma, tempo depois surge outro mais grave.

 

Outro caso de re-equilíbrio do organismo

 

Hoje recebi o retorno de um paciente que esta tratando comigo de uma síndrome de pânico. Ele relatou que já no primeiro mês teve uma melhora supreendente, não tendo tido mais as crises de desespero e pânico que vinha tendo. Mas também relatou algo que achei interessante. Ele disse que uma noite, uns dias após ter tomado a dose homeopática, estava numa palestra e de repente se apoderou dele um medo claustrofóbico que ele teve que se controlar para não se desesperar.

Ele disse que aos poucos foi se acalmando e teve uma lembrança de quando era criança e sua mãe o trancou num armário de castigo, coisa que ele nunca tinha relembrado. Após esse dia ele nunca mais teve outra crise de pânico. Isso mostra como muitas vezes o organismo para se curar tem que exteriorizar algo, seja no aspecto físico ou psiquico.

Por isso que as vezes brincamos dizendo que o tratamento homeopático é com ir tirando as camadas de cascas de uma cebola. Nele vamos tratando por camadas o ser humano, sempre com essa visão de que o ser humano é um conjunto corpo/alma inseparável, por isso a necessidade de se buscar sempre manter o equilíbrio do organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!