Medicina Alternativa

Inflamação na gengiva: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

Gengivas vermelhas, inchadas e doloridas. Estes sintomas, nada agradáveis, são indícios da inflamação na gengiva. Se essa condição não for tratada, pode evoluir e causar problemas mais sérios à saúde.

 

inflamação na gengiva

Remédios caseiros ajudam a combater a gengivite. Foto: iStock, Getty Images

Um tratamento com remédios caseiros é possível nos primeiros dias. Entretanto, caso os sintomas evoluam e os sangramentos aumentem, o dentista deve ser consultado imediatamente para tratar a inflamação na gengiva.

 

Remédios caseiros para inflamação na gengiva

 

Sal marinho

Faça uma solução de sal marinho para tratar a inflamação. Coloque uma colher (chá) de sal em um copo de água morna, faça um bochecho por alguns minutos e depois cuspa. A água salgada reduz o inchaço e remove a infecção dos abcessos. Repita várias vezes esse processo.

Sacos de chá

Você também pode aplicar sacos de chá em água fervente e, depois de frios, removê-los e aplicar na gengiva inflamada por cinco minutos. Aplicar o saco de chá na gengiva pode ser mais eficiente do que beber o líquido.

Mel

O mel tem propriedades antissépticas e antibióticas naturais. Você pode aplicar o mel sobre a gengiva depois de escovar os dentes, em uma pequena quantidade, deixando agir contra a inflamação na gengiva.

Limão

Os limões são anti-inflamatórios e contêm vitamina C, que auxilia no combate à infecção. Eles podem ser usados em uma pasta, feita com suco de limão e um pouco de sal. Misture bem os ingredientes e aplique na área afetada. Deixe por alguns minutos e depois enxágue e gargareje com água morna.

Vinagre e tomate

Serve para desinflamar a gengiva e reduzir possíveis complicações para a saúde bucal, você pode fazer um tratamento natural à base de vinagre e tomate. O vinagre reduz a inflamação na gengiva, além de ter efeito antisséptico. Já o tomate age como desinflamante natural e favorece a cicatrização de machucados nas gengivas.

Bata no liquidificador um tomate triturado ou esmagado, um copo pequeno de vinagre e um copo de água quente. Faça bochechos três vezes ao dia.

Aloe vera

Outra ótima receita caseira para auxiliar no tratamento da inflamação na gengiva é com o gel de aloe vera, também conhecida como babosa. Basta cortar uma folha da planta, extrair a sua seiva e escovar o local com a substância.

Anis-estrelado

Faça também bochechos com uma infusão feita com algumas unidades de anis-estrelado, um pouco de menta e alecrim, fervidos durante 15 minutos. Depois de desligar o fogo, deixe a solução repousar outros cinco minutos, coe e utilize várias vezes por dia.

Alcaçuz

Uma infusão de alcaçuz também faz um bom efeito no tratamento caseiro da inflamação na gengiva. Ele possui propriedade anti-inflamatórias e cicatrizantes. Faça com duas colheres (de sopa) de folhas da planta em um litro de água. Deixe ferver por alguns minutos. Utilize a solução fria, como enxaguante bucal.

Água oxigenada

Depois da escovação, esfregue algodão ou gaze molhado em água oxigenada nos dentes e gengiva. Este procedimento elimina as bactérias e é menos agressivo do que o enxaguante bucal.

Cravo-da-índia

Uma solução com cravos-da-índia em água fervente por 10 minutos pode resultar em um ótimo chá para bochechos que vão aliviar os sintomas da gengivite. É importante ainda lembrar que, por mais doloroso que seja, manter a higiene deve ser mantida e, se possível, intensificada.