Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de alcaçuz

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

O chá de alcaçuz tem sido utilizado há muitos séculos para fins medicinais e aromatizantes. A raiz da planta do alcaçuz, que foi descoberta na Ásia, pode ser utilizada seca ou em pó, na forma de comprimidos, chá, extratos líquidos ou cápsulas. Mas atenção: antes de tomar alcaçuz para fins medicinais, consulte o seu médico para que quaisquer problemas sejam evitados.

 

cha-de-alcacuz

Chá de raízes de alcaçuz tem propriedades antioxidantes. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o chá de alcaçuz

 

Além de seu sabor delicioso, o alcaçuz oferece muitos benefícios exclusivos para a saúde, que fazem valer a pena o seu consumo. A melhor maneira de colher todos os benefícios que ele oferece é usá-lo na forma de chá. A bebida possui um grande número de antioxidantes e propriedades benéficas. Você vai ser capaz de desfrutar do sabor e dos benefícios à saúde ao mesmo tempo.

O chá de alcaçuz pode ser uma arma benéfica contra doenças do fígado, como hepatite. O extrato de alcaçuz tem sido utilizado em ensaios clínicos japoneses para tratar eficazmente o vírus das hepatites B e C. Estes ensaios também mostraram que a redução de doenças do fígado pode ser atribuída ao uso da planta.

Esses benefícios não param por aí. Se você quer saber mais sobre essa bebida, veja abaixo todas as propriedades medicinais desta infusão poderosa.

 

Benefícios do chá de alcaçuz

 

Depressão

Pesquisas mostram que o ácido glicirrízico, encontrado na raiz da planta, ajuda em casos de depressão e ansiedade, estimulando a função da glândula adrenal. Essas glândulas regulam os hormônios do estresse, como o cortisol. Quando os níveis desses hormônios estão fracos, normalmente a pessoa fica com fadiga crônica, depressão, ansiedade e diminuição dos níveis de resistência aos alérgenos e às infecções.

A raiz de alcaçuz também contém um aminoácido que é necessário para manter o equilíbrio do sistema nervoso. Portanto, beber uma xícara de chá de alcaçuz, duas vezes ao dia, pode ser benéfico para a depressão, a ansiedade, o nervosismo e as enxaquecas causadas por estresse.

Colesterol e doenças cardíacas

O chá de alcaçuz regula os níveis de colesterol, melhorando o fluxo biliar. Algumas pesquisas sugerem que os ácidos biliares representam o metabolismo do colesterol, mas, quando em excesso, sua eliminação é benéfica. Além disso, a atividade antioxidante da raiz de alcaçuz pode inibir o desenvolvimento da placa arterial, o que previne doenças do coração.

Menopausa

Algumas substancias presentes no chá de alcaçuz são úteis para aliviar distúrbios hormonais, como fadiga, alterações de humor e ondas de calor em mulheres na menopausa. Portanto, tomar uma xícara desse chá diariamente pode ajudar a equilibrar e regular a produção hormonal nas mulheres que estão nessa fase

Dor de garganta e tosse

O chá de alcaçuz também tem um efeito expectorante, acaba com a tosse seca, bronquite e asma. A bebida estimula a eliminação de secreções brônquicas, tornando a tosse menos dolorosa e aliviando o desconforto.

As propriedades antivirais e anti-inflamatórias da raiz de alcaçuz também ajudam a lubrificar o trato respiratório irritado e inflamado, além da dor de garganta. Para isso, basta beber chá duas a três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!