Na contrapartida de quem quer perder peso, há quem queira ganhar alguns quilos. Provavelmente não na mesma proporção, mas não importa. Quando eliminadas razões patológicas para o baixo peso, fazer uso de vitaminas para engordar pode ser uma solução.
É importante salientar que vitaminas não contêm calorias e, portanto, não engordam. Os únicos nutrientes capazes de gerar energia para nosso organismo pela dieta são os carboidratos, as proteínas e as gorduras.
Você deve estar se pensando: então, por que usar vitaminas para engordar? Primeiramente, é importante que você saiba que a dieta é a principal parte no processo de ganho de peso.
Vitaminas para engordar e as dietas
O ideal é optar por uma dieta hipercalórica saudável, com variedade de frutas, verduras, grãos e oleaginosas. As vitaminas entram como aliadas nesse processo e podem garantir bons resultados.
Entre as principais vitaminas para engordar estão as do complexo B – conjunto de 8 vitaminas que ajudam a regular nosso metabolismo. Entretanto fórmulas vendidas em farmácias podem ser chamadas apenas de vitaminas do complexo B, onde estão concentradas todas essas 8 vitaminas.
Receitado com frequência pelos médicos, o complexo B é necessário para que nosso organismo utilize adequadamente as proteínas, os carboidratos e os lipídios. Além do mais, a ausência das vitaminas B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina) pode causar anemia megaloblástica.
As vitaminas do complexo B ajudam a manter a pele, o cabelo, o fígado e os olhos sempre em dia. A deficiência delas no organismo também provoca a redução de apetite e a consequente perda de peso.
Caso você não esteja absorvendo adequadamente as vitaminas que seu corpo necessita diariamente, procure aliar os medicamentos Buclina ou Profol com o complexo B. Essa combinação de remédio com vitaminas para engordar é super eficaz.
O ideal, entretanto, é sempre ter a recomendação de um médico tanto para os medicamentos quanto para o uso das vitaminas.
O uso indiscriminado de vitaminas, a maioria em cápsulas, sem o acompanhamento de um profissional pode causar vários riscos à saúde. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), as vitaminas para engordar podem causar urticária, palpitação, dores musculares e de cabeça, doenças no fígado, irritabilidade e até cálculos renais.
Por isso, o melhor é sempre buscar o auxílio de um médico antes de tomar qualquer vitamina, seja para engordar como para emagrecer.
Veja quais são as 8 vitaminas do Complexo B
– Vitamina B1 (Tiamina): gera energia a partir dos carboidratos da dieta
– Vitamina B2 (Riboflavina): importante para metabolizar carboidratos, proteínas e lipídeos
– Vitamina B3 (Niacina): importante nos processos da respiração celular
– Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): contribui na produção de compostos, como colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteróides, neurotransmissores e até mesmo anticorpos
– Vitamina B6 (Piridoxina): envolvida no metabolismo de aminoácidos
– Vitamina B7 (Biotina): envolvida no metabolismo do colesterol
– Vitamina B9 (Ácido Fólico): envolvida na produção das hemácias
– Vitamina B12 (Cobalamina): esta, junto com o ácido fólico, produz células vermelhas do sangue e atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos.