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Dieta

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Por Redação Doutíssima 12/03/2014

Ao contrário do que a maioria das mulheres buscam hoje em dia (perder peso), muitas batalham para ganhar uns quilinhos extras através de dietas para engordar. Ganhar peso pode parecer fácil, mas para muitas pessoas é uma tarefa bem difícil.

dieta para engordar

 

“Na dieta para ganhar engordar, não se faz nenhuma restrição de alimentos, pois o objetivo é o fornecimento de calorias e proteínas. Apenas frituras, ou alimentos gordurosos devem ser evitados, pois o consumo exagerado desses produtos altera a composição do sangue, contribuindo para problemas cardiovasculares, entre outras doenças”, explica Fabrícia de Paula, nutricionista (SP).

A dificuldade de ganhar peso acontece por causa do alto gasto de calorias pelo organismo. “As pessoas, principalmente quem tem o metabolismo ‘acelerado’, sentem mais dificuldade de ganhar peso, pois perdem mais calorias durante as atividades do dia a dia (trabalho, estudo, exercícios físicos, etc.), do que absorvem”, esclarece a nutricionista. Além disso, a herança genética também exerce muita influência no estado físico e na dificuldade ou facilidade em ganhar peso.

Alguns cânceres, insuficiência cardíaca, bronquites crônicas e estresse podem também influenciar a perda de apetite e peso. “O hipertireoidismo, produção excessiva de hormônios da tireoide, também pode dificultar o ganho de peso. Em alguns casos, o metabolismo acelera, fazendo com que a pessoa perca peso e tenha dificuldade em recuperá-lo”, completa a nutricionista. Neste caso, o tratamento é à base de hormônios.

É importante ressaltar que a luta pelo aumento do peso corporal deve ser realizada de forma saudável, e que a dieta para engordar deve ficar longe dos excessos e comidas gordurosas ou cheias de açúcar. “O consumo de doces, refrigerantes, fast-foods, salgadinhos, pizza, etc, com o objetivo de engordar podem levar a risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, alteração do colesterol ruim e triglicerídeos, doenças renais ou hepáticas (fígado) e a obesidade”, alerta Fabrícia.

Além de uma dieta para engordar, realizar exercícios físicos que contribuam para o ganho de massa muscular são uma excelente estratégia para ganhar peso. Entre eles estão a musculação, boxe, muay-thai, entre outras atividades.

 

Dieta para engordar

 

Na dieta para engordar, aposte em proteínas, carboidratos , vitaminas, fibras e todos os nutrientes. Realize-a sempre com o acompanhamento de um médico ou nutricionista, pois assim você não corre o risco de ultrapassar os limites no processo do ganho de peso.

dieta para engordar

 

Confira nossa sugestão de cardápio da dieta para engordar:

Café da manhã: Prefira leite e iogurtes desnatados, acompanhados de cereais integrais, pão integral e uma fruta.

Lanche da tarde ou manhã: Você pode comer um iogurte e uma fruta (como a banana ou abacate, pois são frutas calóricas), ou torradas integrais com queijo minas e um suco natural de frutas.

Almoço e Jantar: Aposte em legumes como abóbora ou cenoura, acompanhados de um filé de peixe, frango ou peru ou um ovo cozido. Retire as peles e gorduras sempre que possível. Inclua sempre alimentos ricos em carboidratos (como o arroz, massa ou batata) para aumentar as calorias da sua refeição. Adicione também uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem no seu prato.

 

 

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