Guia do Câncer

Famosas com câncer de mama: como celebridades enfrentaram a doença

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O câncer de mama é uma das doenças mais devastadoras para as mulheres. Não só pela parte física, mas também pelo lado emocional e tudo que envolve o significado dos seios para as mulheres. Esta neoplasia é que mais mata mulheres no mundo inteiro.

Entre as famosas com câncer de mama estão as brasileiras Patrícia Pillar e Christina Applegate. Estrelas de Hollywood como Christina Applegate e Angelina Jolie também têm histórias relacionadas à doença.

famosas-com-cancer-de-mama

Veja as dicas de artistas que venceram o mal nas suas vidas. Foto: iStock, Getty Images

Confira algumas famosas com câncer de mama

– Patrícia Pillar

Entre as famosas com câncer de mama no Brasil está Patrícia Pillar. A atriz, de papeis marcantes em novelas como o Rei do Gado e A Favorita, teve câncer de mama aos 37 anos.

A descoberta de um nódulo no seio esquerdo foi feita durante um autoexame das mamas, em 2001. Patrícia precisou de uma cirurgia para a retirada do tumor e sessões de quimioterapia.

– Joana Fomm

A veterana atriz brasileira Joana Fomm descobriu que tinha câncer de mama em 2007, e chegou a ficar cinco anos afastada da telhinha devido à doença. Joana passou por 5 mastectomias para corrigir os seios e nunca fez quimioterapia.

“Quando descobri o câncer fiquei pirada da cabeça. Mas, quando soube que não era ofensivo, passou esse pavor e eu consegui conviver. Nunca fiz quimioterapia, apenas tomei um remédio durante cinco anos, mas tive que fazer mastectomia e foi um bode porque fiquei sem seio, mas já estou consertando”, afirmou em junho deste ano à revista Época.

– Antonia Frering

A atriz Antonia Frering foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2011. O tratamento feito pela atriz global incluiu mastectomia e sessões de quimioterapia. Antonia ficou totalmente careca e teve apoio da filha nesse momento difícil.

“Fiquei careca mesmo, caiu tudo na segunda sessão de quimioterapia. Aí fui com minha filha raspar. Ela foi minha fiel escudeira. Não contei para ninguém mais, porque queria passar por isso com dignidade e discrição.”

– Christina Applegate

Fora do Brasil, entre as famosas com câncer de mama que venceram a doença está a atriz norte-americana Christina Applegate. Em agosto 2008, aos 36 anos, ela foi diagnosticada com a doença.

A atriz de Samanta Who? optou pela remoção dos dois seios após descobrir que, assim como Angelina Jolie, além de tumores também possuía uma mutação no gene BRCA1. A mãe de Applegate também teve câncer de mama.

Atitude preventiva de famosas com câncer de mama

Angelina Jolie não está na lista de famosas com câncer de mama, e para não figurar nesta triste relação chocou o mundo ao revelar, em um artigo publicado no jornal americano The New York Times, que fez uma dupla mastectomia preventiva.

A estrela afirmou que decidiu tomar a decisão após fazer um exame genético e descobrir que tinha o gene BRCA1. Este gene está ligado diretamente ao desenvolvimento do câncer de mama e de ovário. As mulheres que têm diagnosticado esse gene “falho” têm de 40% a 80% mais chances de desenvolver as doenças.

Aqui no Brasil, a cantora Rita Lee também fez o mesmo procedimento em 2011, assim como Angelina Jolie, como forma de prevenção do câncer de mama.