Guia do Câncer

Cirurgia de próstata causa impotência? Entenda a origem dessa dúvida

Por Redação Doutíssima 02/11/2014

Assim como as mamas devem ser alvos de vigilância frequente para as mulheres, a próstata deve ser um cuidado constante para os homens. Por isso é importante desmistificar a questão de que cirurgia de próstata causa impotência.

cirurgia-de-próstata-causa-impotência

Converse com seu médico para entender como funciona a cirurgia. Foto: iStock, Getty Images

A próstata é uma glândula que fica localizada no interior da pélvis, encostada na base da bexiga, órgão muscular onde a urina é armazenada e da qual sai a uretra – que passa pelo interior da próstata e do pênis.

Se comparada ao tamanho do corpo, é possível dizer que a próstata é um órgão insignificante, pois pesa apenas 15g nos adolescentes. No entanto, com o passar dos anos, a próstata começa a crescer, e é justamente o seu crescimento desordenado que pode comprometer a qualidade de vida dos homens mais velhos.

Afinal, cirurgia de próstata causa impotência?

Um dos principais motivos que faz com que muitos homens pensem que cirurgia de próstata causa impotência é que, quando essa glândula cresce e não invade os tecidos vizinhos, ocorre a hiperplasia, cujos sintomas são aumento na frequência das micções e esforço para urinar.

Nos casos de câncer, além do aumento do volume da próstata, surgem nódulos que podem ser sentidos no exame de toque retal. Diferentemente do crescimento benigno, o tumor pode não ficar restrito à glândula e invadir os tecidos vizinhos. Ambas as situações tornam necessárias tratamentos que tendem a ser cirúrgicos.

Em relação à dúvida dos homens se cirurgia de próstata causa impotência, a resposta dada pelos urologistas é de que a maioria das operações não resulta em problemas deste tipo.

Cirurgia de próstata causa impotência? Não. Mas cuidado

Além da dúvida relacionada ao fato de que a cirurgia de próstata causa impotência,é importante que o homem entenda ainda que a ejaculação retrógrada ocorre em cerca de 75% das pessoas operadas.

No caso de pacientes operados para tratamento de doenças benignas, a probabilidade de impotência é praticamente nula. No caso de pacientes operados por câncer de próstata, o risco de impotência varia de 30 a 100%, dependendo do estágio da doença, tamanho do tumor e idade.

Todavia, em qualquer caso que o paciente tenha ereções, a sensação de orgasmo permanece praticamente a mesma. Somente a ejaculação está ausente (nos casos de câncer) ou é retrógrada (nos casos de doença benigna).

A explicação clínica para a dúvida se cirurgia de próstata causa impotência é que, ao lado da próstata, passam dois nervos responsáveis pela ereção. As doenças da próstata não afetam a função sexual. Durante a cirurgia, porém, o médico pode lesar os nervos, porque o tumor está encostado neles e é obrigado a remover os dois.

Além disso, o risco de impotência com a cirurgia está ligado à idade do doente: se ele tiver por volta de 60 anos de idade, o risco é de 50% na cirurgia. Por isso, é importante a conversa franca com o urologista antes do procedimento a fim de solucionar qualquer tipo de dúvida.