Clínica Geral

4 sintomas da infecção urinária que devem deixar você alerta

Por Redação Doutíssima 24/09/2014

A infecção urinária é causada pela invasão de micro-organismos no trato urinário, podendo acometer tanto homens quanto as mulheres. Para prevenir o quadro e também melhor enfrentá-lo, é importante conhecer os sintomas da infecção urinária.

Isso permite identificar de forma precoce o problema e procurar ajuda, resolvendo essa condição de modo mais rápido e eficaz.

sintomas-da-infecção-urinária

A cor da urina também pode ser um indicativo da presença de infecção urinária. Foto: Shutterstock

Veja 4 característicos sintomas da infecção urinária

1. Dores

Esse é um dos primeiros sintomas da infecção urinária. Se você está notando que tem dor ao urinar, tanto antes quanto depois do ato, ou ao longo dele, fique atento.

Tais dores implicam ainda dificuldades para liberar todo o líquido acumulado na bexiga. Você irá notar que, ao não esvaziá-la por completo, isso irá afetar o seu dia a dia. Além da dor, é possível sentir uma sensação de ardência.

Outras dores que podem indicar a existência de infecção urinária são aquelas que são sentidas na parte inferior do abdômen ou nas costas. É que essa região é onde se alojam os rins e por isso é importante ficar bem atento.

2. Cor da urina

Não é apenas a dor ou a ardência que são sintomas da infecção urinária. Ao começar a desenvolver essa condição, é possível que você note alterações na consistência e na coloração de sua urina. Caso ela pareça meio pastosa, ou então esteja com uma cor anormal, pode ser um indicativo de que você está enfrentando algum problema.

3. Sangue na urina

Esse é um dos sintomas da infecção urinária quando ela já está em estado mais avançado. Você irá notar que a dor está aumentando e então, ao urinar, verificará que com a urina está vindo um pouco de sangue. Nesse momento, é importante procurar um médico e as dores tem a tendência de aumentar cada vez mais.

4. Febre baixa

A febre é um dos melhores alertas do nosso corpo, porque mostra que algo no organismo não vai bem. Caso você tenha os sintomas da infecção urinária que mencionamos acima associados à febre baixa, esse pode ser uma indicação de que você está sofrendo de infecção urinária e, por isso, deve buscar auxílio médico.

Além dos sintomas da infecção urinária: saiba mais sobre a doença

A infecção urinária pode ocorrer pelo extremo inferior das vias urinárias, como a abertura na ponta do pênis ou da uretra (o que é mais frequente), ou então através do fluxo sanguíneo, quando a infecção afeta diretamente os rins.

Os micro-organismos que normalmente causam as infecções urinárias são as bactérias, mas não se pode descartar que elas tenham origem também em vírus, fungos e, acredite, até mesmo em parasitas. Nos homens, a causa mais comum da infecção são as bactérias que atacam a próstata. Nas mulheres, a origem mais comum da infecção são problemas na bexiga após as relações sexuais.

As infecções do sistema urinário são tratadas com antibióticos, caso tenham sua origem em bactérias, ou por meio de antivirais, caso a causa seja um vírus. Para tratá-las, é necessário procurar um especialista em urologia, que poderá analisar todo o contexto e indicar qual é o tratamento mais adequado para o caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!