Saúde Mental

Conheça 3 motivos que podem gerar o estresse em casa

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

O ambiente de trabalho não é onde o estresse mais acontece. Segundo um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, em conjunto com a Sociedade de Cardiologia do estado, as pessoas ficam mais estressadas dentro do ambiente familiar.

O estresse em casa foi comprovado por uma pesquisa feita com aproximadamente 100 mil pessoas nas cidades de São Paulo e Campinas. Os resultados apontam que mais de 23% dos entrevistados se sentem mais estressados em casa, contra 15% que disseram ser mais afetados no trabalho.

estresse-em-casa

Situações comuns podem levar a reações de desespero. Foto: iStock, Getty Images

Para os membros da Secretaria, o estresse é um dos grandes fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Os locais em que as pessoas convivem foram avaliados, dentre eles os ambientes de socialização, como clubes, boates e bares, o trabalho e a casa.

Outros fatores econômicos e religiosos também entraram nos itens da pesquisa. O estresse em casa, mesmo tendo sido avaliado nas entrevistas em 2009, é um dos fatores que mais causam doenças cardiovasculares hoje em dia. Veja o que pode ocasionar estresse dentro do ambiente familiar.

Estresse em casa gera baixo rendimento escolar

O baixo rendimento escolar pode estar associado a diversos fatores, dentre eles o déficit de atenção, a hiperatividade e até mesmo problemas familiares. Afetando a família de um modo geral, o filho que não tem resultados positivos na escola acaba por ocasionar estresse em casa.

Se acompanhado por um profissional qualificado, como um psicólogo ou psicopedagogo, o aluno com dificuldades pode progredir seus pareceres escolares. Entretanto, é fundamental um ambiente de incentivo e de compreensão dentro da família para que haja um diálogo efetivo na resolução dos problemas.

Incompreensão familiar e o estresse em casa

Seja no relacionamento entre pais e filhos ou conjugal, a incompreensão é um dos problemas mais complicados para se tratar dentro da família. O estresse em casa que a falta de entendimento provoca requer, muitas vezes, o auxílio da psicologia.

Discussões recorrentes, mas também o silêncio e isolamento dos membros familiares, pode causar desconforto. Depressões, afastamentos e brigas bastante sérias são provenientes das incompreensões.

A solução desse problema só é possível com o diálogo e aceitação das diferenças. Para cultivar a paz dentro de casa, cada pessoa da família precisa entender e respeitar as opiniões e decisões alheias, sempre mantendo uma conversa amiga, orientando e auxiliando nas dificuldades.

Rotina doméstica

A rotina dentro de casa pode ser bastante cansativa. Lavar, passar, cozinhar, arrumar, limpar… Não são mais apenas as mulheres que têm múltiplas funções dentro do lar. Apesar de o estresse em casa ser mais recorrente no sexo feminino, devido a essas pressões e convenções sociais, os homens também têm sua rotina em casa afetada.

Mulheres e homens costumam carregar problemas decorrentes de pressão no trabalho e misturar com as funções domésticas. Dentre os principais motivos que mudam drasticamente o clima de convivência dentro de casa, estão a morte de familiares, a perda de emprego, a separação conjugal e a falência financeira.

É preciso exercitar a compreensão entre os membros do círculo da família para que não haja conflitos e a paciência prevaleça.