Motivação > Relacionamento

6 comportamentos inaceitáveis no ambiente de trabalho

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

maker-pic

Você passa de 6 a 10 horas por dia no ambiente de trabalho não é? Você vê com mais frequência seu colegas de trabalho do que sua família não é?

Essa é a faixa etária de fazer acontecer, entre os 20 e 30 anos, é o período em que muita coisa muda, muitas responsabilidades chegam, inclusive no trabalho, dedicamos esse espacinho para  falar um pouco sobre dicas do que não se deve fazer no ambiente de trabalho, conselhos sobre comportamentos que prejudicam a vida profissional e também dicas de como ser melhor visto. Afinal, a imagem é a alma do negocio.

coisas-deve-para-fazer-ser-feliz-trabalho-noticias

Papo sério!

Comportamentos verdadeiramente inaceitáveis: 

  • Compartilhamento de base de dados da empresa  – Isso é uma prioridade! Os documentos da empresa, os relatórios, as fichas de clientes são de responsabilidade da empresa e dos funcionários. Portanto todo cuidado é pouco quando o assunto é confidencialidade.
  •  Incontinência de conduta e mau procedimento – O funcionário deve respeitar os colegas de trabalho e manter uma postura social baseada no código de conduta da empresa.
  • Concorrência desleal – Isso é quando o funcionário trabalha de forma que impeça o crescimento da empresa.                                               conduta_20120320
  • Embriaguez em serviço – Esse é um caso delicado pois a Justiça do trabalho reconhece a embriaguez como doença.                                  Zuação
  • Ato lesivo à honra ou boa fama – Agredir verbalmente o empregador além de inaceitável é crime, por isso o ideal é pensar bem antes de falar.
  • Abandono de posto – Quando um funcionário é designado para exercer uma função e se recusa a cumprir, ele pode ser advertido por abandono de posto e por recusar prestar o serviço que lhe foi designado em contrato.

Todos esses tópicos a cima, são faltas gravíssimas que podem ocasionar demissão por justa causa.

Agora veja uma listinha de coisas rotineira, danadas a prejudicar o funcionário, mas que podemos evitar com uma simples dose de bom censo e coerência social.

De igual para igual: Deve-se cultivar o profissionalismo ao se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho

Menosprezar o trabalho: Faça o trabalho da melhor forma possível.

Falar o que vem a cabeça: Ai! Essa é difícil, mas tentar guardar um pouco das opiniões às vezes faz bem 😉

78778205

Lidar com emoções: Tarefa difícil para as meninas, mas creia, é possível não levar as emoções e problemas pessoais para dentro do ambiente de trabalho. Reserve-se!

Admitindo erros: Não coloque a culpa nos outros, todo mundo erra, aproveite quando acontecer e absorva uma experiência positiva.

Desempenho: Trabalhe o seu controle de qualidade pessoal!

Postura: Postura é a palavra chave para manter uma imagem motivada e de carácter sério.

Fonte: Vila Mulher e Ministério da Justiça