Dica do Dermatologista

Saiba quais são os principais cuidados com pescoço e mãos

Por Redação Doutíssima 27/11/2014

Quantas vezes olhamos para uma pessoa e a impressão é de que o rosto e o pescoço estão em graus diferentes de envelhecimento? O mesmo ocorre em relação às mãos. Muitas pessoas se preocupam muito com a pele do rosto, mas esquecem de que pescoço e mãos fazem parte do conjunto e denunciam a idade.

pescoço-e-mãos

Cuidados com e pele devem se estender às regiões das mãos e do pescoço. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com pescoço e mãos

Os cuidados com pescoço e mãos devem ser frequentes e até redobrados. Isso se explica porque muitos procedimentos e aplicações para compensar vincos, desníveis e eliminação de flacidez podem ser feitos no rosto, mas poucos procedimentos mais agressivos são possíveis para a área do pescoço e mãos. A solução é mesmo prevenir.

Vale lembrar que estas áreas sofrem muito com a exposição solar. As mãos ainda tendem a ficar com a pele fina e flácida, deixando as veias mais evidentes, além das manchas que surgem com frequência.

A região do pescoço ainda pode apresentar manchas causadas pelo uso de anticoncepcionais e outros medicamentos, estresse, gravidez e radiação ultravioleta. Também pode ocorrer excesso de vasos sanguíneos e aparecerem outras lesões, que podem ser semelhantes a pequenas verrugas.

Essas lesões são mais comuns em pessoas de pele escura e idosas. Os movimentos que fazemos afeta toda a nossa musculatura e não seria diferente com o pescoço e mãos. Vale lembrar que a lei da gravidade atua em todo o corpo, o que contribui para a flacidez. Exercícios funcionais devem ser valorizados em detrimento de movimentos contínuos excessivos.

Como manter a beleza de pescoço e mãos

Assim como ocorre com a pele de qualquer parte do corpo, a alimentação e o uso de produtos inadequados influencia diretamente na beleza de pescoço e mãos. Essas duas regiões devem receber atenção diária com bons hidrantes com ingredientes que estimulem a produção de colágeno, sempre combinados com filtro solar.

A dica é que alguns produtos já possuem o colágeno integrado à fórmula. É comum sentir as mãos ressecar ao longo do dia e, por isso, o hidratante deve ser reaplicado várias vezes. Leve sempre junto na bolsa.

Da mesma forma que fazemos com o nosso rosto, a noite deve se dar preferência aos cremes mais densos, com ingredientes que não se pode usar durante o dia, como os ácidos.

As mulheres que já cruzaram a linha dos 30 anos devem investir em um creme noturno com vitamina C. Já para aquelas que passaram de 40 o ideal é apostar mesmo nos ácidos ou as duas coisas combinadas.

Manchas nas mãos e ou pescoço devem ser removidas com tratamento específico indicado por um profissional, já que a pele de ambos é muito fina e sensível.

Para o pescoço, vale lembrar de estender os cuidados que têm com o rosto. Por exemplo: ao aplicar uma máscara, uma loção tônica, um sabonete esfoliante e fazer um tratamento especial, lembre-se também do pescoço. Essa região deve estar incluída na rotina diária e receber todos os cuidados destinados à pele do rosto.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!