Dica do Dermatologista

Veja como retardar o envelhecimento através da alimentação

Por Redação Doutíssima 27/11/2014

Muito se fala atualmente em tratamentos estéticos e cremes para retardar o envelhecimento. Mas você sabia que as maiores estrelas para evitar esse quadro são os elementos que colocamos no prato e a mudança para hábitos saudáveis?

.

Que a saúde entra pela boca, isso é fato incontestável. Mas você sabe quais alimentos e hábitos devemos adotar para retardar o envelhecimento do corpo? Conheça alguns e mude a sua alimentação e rotina.

.

retardar o envelhecimento

Mudanças simples nos seus hábitos alimentares podem melhorar aparência. Foto: Shuuerstock

.

Como retardar o envelhecimento pelo prato

.

Acredita-se que a diminuição de calorias, especialmente vindas de açúcares e gorduras ruins ajuda a dar um ganho na sua qualidade e tempo de vida.

Os alimentos ruins auxiliam na produção de radicais livres, o que causa estragos nas células e o envelhecimento precoce. A falta de fibras, por exemplo, pode fazer com que as toxinas se proliferem, deixando a pele sem vida e causando diminuição no trabalho do intestino.

A primeira dica para retardar o envelhecimento é cortar da lista do supermercado os produtos industrializados. A grande quantidade de sal, açúcar e gordura contida nesses alimentos são um veneno para o nosso organismo.

Alguns disfarçados de light e diet, como os refrigerantes, são carregados de corantes e sódio. O excesso de sal ainda provoca retenção de líquidos, hipertensão arterial e aumenta o risco de osteoporose.

Os produtos tipo guloseimas e tudo que contém farinha refinada devem ser trocado por versões integrais. Chocolates, biscoitos recheados e similares são muito gordurosos, cheios de açúcar e ainda podem conter a temida gordura trans. O mesmo vale para os salgadinhos, folhados e outros tipos de fast food.

O consumo de alimentos que aumentam a produção de glicose causa um processo chamado de glicação, onde a produção do colágeno e da elastina é afetada – e estes elementos são os responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

.

Cardápio para retardar o envelhecimento

Para retardar o envelhecimento, aumente o consumo de frutas, especialmente as cítricas e as vermelhas. No caso das frutas cítricas, elas são ricas em vitamina C, que é um antioxidante e atua no combate aos radicais livres e na assimilação do colágeno. Entre as frutas cítricas, estão a laranja, a bergamota, o kiwi, limão, lima e acerola.

As saborosas frutas vermelhas são fontes de antocianina e ácido elágico, que também atuam na pele, evitando a formação de vincos e rugas. Exemplos de frutas vermelhas: cereja, framboesa, morango e amora.

O tomate é uma fruta que agrega a vitamina C ao licopeno e ao magnésio, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e combater a flacidez. Então, não deixe nunca o tomate de fora da sua alimentação

A castanha do Pará é rica em selênio, que mantém o corpo longe dos radicais livres e colabora para um hormônio que evita a oscilação de peso. A linhaça, entre outros benefícios, possui zinco e atua na síntese do colágeno, sendo importante para a firmeza da pele.

A aveia também é importante para o colágeno, pois contem vitaminas B1, B2 e silício. O azeite de oliva extravirgem é outro alimento famoso por retardar o envelhecimento e prevenir doenças, pois é cheio de antioxidantes.

.

Controle o tempo de sol

.

O sol é lindo, maravilhoso e nos dá um tom dourado à pele, mas também pode ser extremamente nocivo e causar o envelhecimento precoce, desidratação e piora ou surgimento de doenças de pele. Então, cuide com os horários de exposição e use sempre filtro solar de alta proteção.

.

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!