Dica do Dermatologista

Entenda por que a poluição pode levar ao envelhecimento precoce da pele

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Esse mundo moderno, cheio de carros, fábricas e fumaças de tudo que é tipo, não contribuir com a pele de ninguém. Os gases tóxicos com os quais nos deparamos todos os dias são uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele.

.

Aliados a esses maus elementos presentes no meio-ambiente também estão a qualidade do ar, os raios ultravioletas, o fumo e o consumo exagerado de álcool.

.

envelhecimento-precoce

Gases tóxicos do ambiente prejudicam a nossa pele de forma grave. Foto: iStock, Getty Images

.

Envelhecimento precoce e seus fatores

.

Especialistas afirmam que a união desses fatores provoca o envelhecimento precoce da pele e, com isso, ficamos mais suscetíveis a danos como rugas, perda de elasticidade, manchas e lenta renovação celular.

.

Se não bastassem todos esses fatores externos, dependendo da genética da pessoa, ainda temos que lidar com a chance de perder 50% das funções fisiológicas da pele durante a meia-idade.

.

É inevitável: contra todos esses fatores, não temos muito que fazer a não ser nos munirmos de um arsenal de cosméticos e mudarmos nossos hábitos de vida.

.

Dicas contra o envelhecimento precoce

.

Mantenha a pele limpa

.

Como vimos, nossa pele é bombardeada todos dos dias por gases tóxicos e agentes externos que contribuem para o envelhecimento precoce. Uma maneira de lutar contra isso é manter a pele sempre limpa e hidratada, mas nem sempre é fácil.

.

Só água não é o suficiente para remover partículas de poluentes que penetram na nossa pele. Você pode usar uma escova facial sônica para ajudar a remover esses intrusos indesejados.

.

Limpeza duas vezes ao dia

.

A nossa pele precisa estar sempre limpa para poder respirar e realizar suas funções com qualidade. Como suamos muito, e algumas pessoas têm a pele muito oleosa, o indicado é lavar o rosto duas vezes ao dia, ao acordar e antes dormir.

.

Nunca durma de maquiagem

.

A maquiagem pode ser aliada durante o dia, deixando mais bonita e atraente. À noite, no entanto, ela se torna sua inimiga número um. Antes de ir dormir, remova todos os resíduos da pele, lave abundantemente com água e produtos adequados e, se quiser, passe um hidratante.

.

Use protetor solar

.

Depois daquele poema lindo interpretado Pedro Bial, você não deveria se esquecer de usar filtro solar todos os dias.

.

Os raios ultravioletas, associados à poluição, fumo e consumo de álcool, provocam o envelhecimento precoce da pele e contra os raios UV – mas pelo menos temos o protetor solar. Antes de usar o protetor, médicos indicam o uso de vitamina E, que ajudaria a pele a se distanciar do fotodano.

.

Pratique exercícios

.

Você deve estar se perguntando: até para a pele eu preciso fazer exercício? A resposta a esta pergunta é sim. Atividade física regular melhora a circulação do sangue e estimula o sistema imunológico, que nos protege de doenças e de agentes que queiram nos fazer mal.

.

Com o organismo saudável, o envelhecimento precoce da pele também pode ser retardado.

.

Beba água

.

A água é aliada de primeira categoria quando se fala em hidratação da pele. E não estamos falando só da água para lavar o rosto, mas também da água para beber. A regra para a pele é a mesma do que para o restante do corpo: beba pelo menos dois litros por dia.

 

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!