Dica do Dermatologista

Calosidade afeta a aparência dos pés. Veja como enfrentá-la

Por Redação Doutíssima 20/06/2014

A calosidade pode se manifestar por meio de rachaduras nos pés ou calos, o que sempre é desagradável, quando não doloroso. Ela surge em decorrência do aumento da quantidade de células mortas na camada córnea da pele, gerada pela pressão constante.

Causas da calosidade

Entre as causas da calosidade, é possível citar sapatos apertados, grandes ou de salto alto, meias com o tamanho desajustado, andar descalço, problemas estruturais, como a distribuição inadequada do peso corporal e também joanetes.

Seja por calos ou rachaduras, calosidade gera desconforto e até dor nos pés. Foto: Shutterstock

Seja por calos ou rachaduras, calosidade gera desconforto e até dor nos pés. Foto: Shutterstock

Como enfrentar a calosidade

Para solucionar o problema dos calos, você deve eliminar o que está causando a irritação da área da calosidade. Passar uma pomada manipulada à base de ácido acetilsalicílico também ajuda a eliminar a pele morta.

A calosidade também pode ser tratada por meio do curativo com um tipo de bandagem que evita a fricção da área afetada. Mesmo podendo ser identificado a olho nu, o mais ideal para quem tem calosidade é procurar um especialista para que ele dê o diagnóstico preciso.

Métodos de tratamento da calosidade

Existem alguns métodos que são utilizados no tratamento da calosidade. Um deles é o uso da pedra-pomes após o banho. Geralmente, este é o mais usado pelas pessoas, mais existem ainda outras formas, como uma espécie de almofada que proteja o calo ou a calosidade formada do atrito com o sapato, além de medicamentos.

Outra hipótese de tratamento, um pouco mais barata e indicada para aquelas pessoas com casos mais simples, é o uso de remédios caseiros. O método consiste em esfregar uma pedra de gelo nos locais afetados, durante alguns minutos, todos os dias, até que a calosidade desapareça. O gelo ajuda a reduzir um pouco o inchaço e o desconforto em um calo duro, quando está tão dolorido ou inchado que não se pode nem mesmo colocar um sapato.

Casos mais graves de calosidade

É importante ter em mente que, para tratar quadros mais graves de calosidade, é indispensável à orientação de um profissional. Uma ação que a maioria das pessoas faz, mas que nunca deve ser feito, é abrir um calo, pois isto pode causar infecções e sangramento, podendo resultar em um problema mais grave.

Algumas pessoas, devido ao seu tipo de pele ou por sofrerem de alterações mais específicas, como diabetes, problemas endócrinos ou vasculares, têm uma tendência maior que outras para desenvolver calos. Os diabéticos ou aqueles que sofrem de má circulação são mais susceptíveis a infecções potencialmente graves.

Idosos também se encontram em risco potencial de desenvolver calos, porque eles têm a elasticidade dos tecidos diminuída, o que contribui para o surgimento da calosidade. Geralmente, as pessoas que trabalham de pé por longos períodos de tempo também estão mais sujeitas a desenvolverem calos.

Lembre-se que um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, que surge como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. Apesar dos calos serem mais comuns nos pés, eles podem aparecer em outras partes do corpo, como mãos, cotovelos ou sobre outras áreas expostas ao atrito repetido.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto