Especialidades

Saiba como prevenir a osteoporose: entenda a doença e evite fraturas

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 03/11/2014

Muito se fala em como prevenir a osteoporose mas antes é preciso saber do que se trata a doença. Osteoporose nada mais é do que o enfraquecimento dos ossos do corpo humano, que leva ao aumento do risco de fraturas. A pessoa acometida por essa enfermidade vai precisar redobrar os cuidados. Em muitos casos, um simples tropeço, um esbarrão em algum móvel dentro de casa ou mesmo um passo em falso, que suscita numa queda da própria altura, já é suficiente para que o osso enfraquecido se quebre.

como prevenir a osteoporose

Desintometria óssea é um exame importante para prevenir osteoporose. Foto:Shutterstock

O diagnóstico da osteoporose pode se tornar complicado pois a doença não apresenta sintomas até que o osso se quebre. Desta forma, para se fazer o diagnóstico é necessária a realização de um tipo especial de raio-x chamado densitometria óssea. A densitometria óssea é recomendada para mulheres após os 65 anos e para homens após os 70 anos e pode ser um bom caminho de como prevenir a osteoporose. Conforme avaliação médica, o exame também pode ser pedido para pacientes com idade menor que 65 anos, que tenham fatores de risco, ou seja, condições de vida ou histórico familiar que aumentam a chance de desenvolver a doença.

Os principais indicadores de risco para o desenvolvimento da osteoporose estão relacionados, entre outros fatores, a hábitos como fumo e uso excessivo de álcool ou de substâncias como o corticóide. Também pessoas muito abaixo do peso ou com história de fraturas prévias – em si mesmo ou nos pais – após pequenos traumas (queda da própria altura, por exemplo) devem ficar mais atentas às maneiras de como prevenir a osteoporose.

Deve ainda ficar em alerta quem sofre de artrite reumatoide ou de doenças como diabetes mellitus, hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, falência ovariana precoce (antigamente chamada de menopausa precoce), doenças que causam má absorção dos nutrientes no intestino e doenças do fígado. Esse grupo precisa ficar especialmente atento às formas de como prevenir a osteoporose, adotando mudanças de hábitos relacionados aos fatores de risco.

como prevenir a osteoporose

Novos hábitos e medicamentos ajudam a prevenir a doença. Foto: Shutterstock

Como prevenir a osteoporose através de novos hábitos

Em se tratando de uma doença de poucos sintomas visíveis, é importante entender como prevenir a osteoporose adotando pequenas alterações de rotina. Algumas recomendações simples para o dia a dia são: comer alimentos ricos em cálcio como leite e derivados; comer alimentos ricos em vitamina D como leites fortificados e salmão; tomar sol moderadamente; fazer atividade física pelo menos 30 minutos por dia; não fumar; e não beber em excesso.

A osteoporose é tratada com uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D e com remédios que ajudam a fortalecer o osso, chamados bisfosfonados. Algumas vezes a osteoporose é causada por outra doença. Nestes casos, o tratamento deve ser voltado primeiramente para combater esta causa.

O tratamento é avaliado em intervalos regulares de 1 a 3 anos através da densitometria óssea. Em alguns casos também podem ser pedidos exames de sangue e de urina. Como prevenir a osteoporose pode ser auxiliada pelo diagnóstico precoce, se você é mulher com mais de 65 anos, homem com mais de 70 anos ou possui fatores de risco como os citados neste artigo, procure seu endocrinologista e faça uma avaliação.


Sites parceiros