Saúde

Menstruação saudável é possível com medidas simples

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

A função do ciclo menstrual está ligada a fertilidade da mulher e ocorre pelo trabalho de um complexo sistema de glândulas, além do útero. Geralmente esse processo ocorre de forma natural, mas é necessário ficar atenta a alguns detalhes para saber se o que ocorre com você faz parte de uma menstruação saudável.

 

Assim que ocorre uma menstruação, que é a eliminação dos óvulos que não foram fecundados, o corpo já inicia o processo novamente, preparando o corpo da mulher para uma nova tentativa de engravidar. E isto acontece desta forma, você querendo engravidar ou não, por isso os cuidados precisam ser redobrados em determinados períodos.

Menstruacao-saudavel

Conhecer o próprio ciclo é medida para identificar problemas. Foto: iStock, Getty Images

Adolescentes e mulheres bem jovens são mais suscetíveis a ciclos irregulares, pois o corpo está amadurecendo o processo de fertilidade. Um ciclo menstrual regular adulto é de geralmente 28 dias, podendo variar para um pouco menos ou até uma semana a mais.

 

Menstruação saudável tem sangramento de até 6 dias

 

O tempo de sangramento também é variável, durando em média de 4 a 6 dias em uma menstruação saudável. No primeiro e no último dia geralmente ocorre menor volume de sangramento e o maior fluxo ocorre nos dias do meio.

 

Em uma menstruação saudável o fluxo pode variar de mulher para mulher, podendo ser ser pouco ou muito. Acredita-se que alguém com fluxo intenso de sangramento possa expelir cerca de 80ml de sangue por dia, mas isto é impossível de você medir ou ter certeza.

 

Você pode ficar atenta, isso sim, é se o seu fluxo está normal. Se houve uma diminuição ou aumento repentino isso indica que algo pode estar errado e você deve procurar seu ginecologista. Perder muito sangue durante a menstruação pode causar fadiga, mal estar e até anemia, conforme for o volume. Precisa ficar atenta!

 

Características de uma menstruação saudável    

    

Se o seu ciclo está normal e o fluxo continua o mesmo, já são pontos positivos de que está tudo normal. O sangramento expelido durante a menstruação pode ter variação de cores e texturas, mas isto também é normal.

 

Nos primeiros, com volume menor de fluxo, o sangue pode ser mais escuro, marrom, semelhante a uma borra de café. O sangue vermelho vivo é característico do meio do ciclo, onde o fluxo é mais abundante, podendo ter a presença de coágulos.

 

O sangramento dos últimos dias também tende a ter coloração diferente, sendo um vermelho mais escuro, puxado para um tom vinho.

 

Mulheres que costumam ter fluxo muito pequeno ou que fazem uso de anticoncepcional podem ter todo o período menstrual com o sangue amarronzado (como dos primeiros dias), mas isto é normal.

 

Outro alerta para uma menstruação saudável é perceber se em todas as vezes ocorre a eliminação de coágulos. Se sim, pode ser que esteja perdendo mais sangue que deveria e seu médico deve ser consultado.

 

O cheiro característico da menstruação é uma mistura de sangue com os fluídos normais da vagina. Se houver uma mudança ou aumento de odor, pode indicar alteração das bactérias que habitam a região ou mesmo uma infecção. Para amenizar os odores, o ideal é higienizar-se e fazer a troca do absorvente todas as vezes que for ao banheiro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!