Especialidades

Você sabe como funciona o copo menstrual? Descubra o que é, seus benefícios e como utilizar

Por Redação Doutíssima 11/05/2014

O copo menstrual é um artefato de silicone cirúrgico que, ao ser inserido no canal vaginal, retém o fluxo menstrual. Ele é hipoalergênico, maleável, reutilizável e possui uma durabilidade de até 10 anos. Mais conhecido na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, o produto agora começa a conquistar adeptas no Brasil.

Pode-se comprar o copo menstrual em farmácias, em drogarias, em lojas de produtos importados ou fazer uma encomenda em sites especializados na internet.

Depois da Europa e EUA, novas opções surgem para a saúde feminina no Brasil. Foto: Shutterstock

Depois da Europa e EUA, novas opções surgem para a saúde feminina no Brasil. Foto: Shutterstock

O copo menstrual é vendido em dois tamanhos diferentes. O menor é recomendado para mulheres com até 25 anos ou com fluxo menstrual normal. Já o maior é recomendado para mulheres com fluxo intenso, com mais de 25 anos ou que já tenham tido um filho por parto normal.

Vantagens do copo menstrual

Se for usado corretamente, o copo menstrual se torna uma opção mais higiênica e segura que os absorventes tradicionais, já que o copo de silicone não seca nem abafa a vagina, como acontece com os tampões e os absorventes descartáveis. Com isso, evita-se o crescimento de fungos e bactérias.

Ainda assim, o ideal é sempre procurar a orientação de um médico ginecologista antes de iniciar o uso. Além de sanar as possíveis dúvidas da mulher sobre o produto, o especialista poderá indicar o tamanho adequado e o modo correto para inserir e remover o copo menstrual.

Como utilizar o copo menstrual

Para quem já está acostumada a usar absorventes internos, a utilização do copo menstrual é bastante simples. É necessário dobrá-lo e depois apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto ele é introduzido no interior da vagina.

Quando solto, o copo tenderá a abrir e ficará preso pela ação do vácuo e pelos músculos vaginais, retendo o fluxo menstrual sem causar nenhum tipo de incômodo ou mesmo vazamentos.

Para fazer a remoção do copo menstrual, é preciso puxar delicadamente a extremidade inferior do copo com uma das mãos, e com a outra mão, com a ponta do dedo, busca-se a borda do copo. Com uma pressão desfaz-se o vácuo, permitindo a sua retirada.

Sua capacidade é de 30 mililitros em média, portanto, ele consegue conter o sangue por até no máximo 12 horas, dependendo do fluxo da mulher, visto que o ciclo inteiro de uma da mulher varia de 50 a 100 mililitros. O ideal é retirar o copo a cada oito horas: a usuária retira o copinho, despeja o conteúdo no vaso sanitário, lava-o e pode introduzi-lo novamente.

Ao término da menstruação, deve-se higienizar o copo menstrual (fervendo-o por alguns minutos) e guardá-lo na bolsinha que geralmente acompanha o produto. É muito importante também lavar bem as mãos antes e depois de manusear o copo.

Contraindicações do copo menstrual

As mulheres virgens, as adolescentes na primeira menstruação e as mulheres no período pós-parto devem preferir os absorventes tradicionais, em vez do copo menstrual. Isso por que a primeira experiência com o artefato pode gerar algum desconforto, principalmente em mulheres jovens ou que acabaram de ter filhos, que apresentam uma maior sensibilidade na região.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento