Medicina Alternativa

Conheça os benefícios da páprica para a saúde

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de pratos bem condimentados, é bem provável que a páprica seja um dos temperos do seu agrado. Trata-se, basicamente, de uma especiaria feita a partir da moagem de pimentões secos e pimenta. Mas além de delicioso, esse ingrediente traz uma série de benefícios à nossa saúde.

paprica

Páprica é um tempero repleto de nutrientes benéficos à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a páprica

 

O sabor desse tempero é muito leve em comparação a outros tipos de pimentas, que são especiarias mais ardentes. Isto porque a páprica tem uma menor dose de capsaicina, um composto que é responsável por causar a sensação de ardor. Sua cor varia do laranja ao vermelho intenso, dependendo do tipo de pimentas usados.

 

A páprica é amplamente utilizada na cozinha húngara, como um enfeite e tempero. Ao ser aquecida, ela libera sua cor e sabor e também é usada em muitos alimentos industrializados e em cosméticos, para adicionar cor a seus produtos.

 

Além disso tudo, o ingrediente é rico em vitamina C e carotenoides, fornecendo uma grande variedade de benefícios à saúde e à beleza. Suave, é carregado com antioxidantes, bem como vitaminas e minerais essenciais, que mantêm o seu corpo saudável. Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios práticos desse delicioso tempero.

 

Principais benefícios da páprica

 

Atua como um anti-inflamatório

 

A páprica possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e é particularmente benéfica para as pessoas que sofrem de doenças autoimunes e inflamatórias. É útil no alívio de inchaços causados ​​por reumatismo, bem como outras dores no corpo.

 

Reduz a pressão arterial

 

Essa qualidade pode ser atribuída à presença de capsaicina, embora seja mais baixa em comparação com outras pimentas. A capsaicina ajuda na redução da pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos.

 

Fornece energia

 

Esse tempero também é uma importante fonte de vitamina B6, que é vital para permitir que outras 100 enzimas consigam para desempenhar suas funções perfeitamente. Elas iniciam reações bioquímicas no corpo, que criam energia, fornecendo glicose enquanto produzem neurotransmissores e hemoglobina.

 

A páprica também contém ferro, que transporta o oxigênio por todo o corpo, e é um componente de muitas proteínas. O tempero é um estimulante e energizante incrível, que pode ser utilizado para tratar doenças como fadiga, letargia e depressão.

 

Benefícios cardiovasculares

 

A vitamina C da páprica fornece a proteção contra doenças cardiovasculares, especialmente ataques cardíacos e derrames. A vitamina E é um antioxidante que previne os danos por radicais livres, reduzindo o risco de doença cardíaca. O ingrediente também é carregado com minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, que purificam o sangue e melhoram a saúde do coração.

 

Melhora a anemia

 

A páprica contém ferro, que está envolvido na formação de células vermelhas do sangue. Além disso, a quantidade abundante de vitamina C neste tempero permite que o corpo consiga absorver melhor o ferro. Desta forma, a inclusão desta especiaria em sua dieta pode ajudar a prevenir e tratar a anemia.

 

Melhora o sono

 

A vitamina B6, presente na especiaria, tem poderosos efeitos neurológicos e psicológicos. Ela contribui para a produção do hormônio do sono, ajudando você a manter um ciclo normal do sono. Além disso, aumenta os níveis de serotonina, o que permite que você fique feliz e livre de estresse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!