Medicina Alternativa

Aumentar imunidade: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Se ultimamente você tem ficado frequentemente adoecido, talvez esse seja um sinal de que é necessário aumentar imunidade. Afinal, é o nosso sistema imunológico que protege o organismo de várias ameaças, que chegam na forma de vírus, fungos, parasitas e bactérias. Além de reconhecer o invasor e destruí-lo, ele identifica os agressores também quando uma nova tentativa é impetrada.

 

aumentar imunidade

Ginseng é um grande aliado contra doenças relacionadas com a imunidade baixa. Foto: iStock, Getty Images

 

Importância de aumentar imunidade

 

Se o sistema imunológico está em baixa, por qualquer que seja o motivo, nos tornamos mais ou menos como um reino ameaçado por um inimigo, mas com os portões abertos e sem guarda nenhum para proteger. E o inimigo pode ser inofensivo, mas também pode ser dos mais violentos. Ou seja, é hora de aumentar imunidade.

A medicina caseira, ao longo de muitos anos, foi aprimorando uma extensa lista de receitas para aumentar a imunidade. Elas variam desde a alimentação, passando pelos chás, até chegar aos sucos. Selecionamos, aqui, algumas dessas receitas para reforço à sua proteção natural.

 

Receitas caseiras para aumentar imunidade

 

Chás

O ginseng é conhecido não apenas por prevenir as doenças, mas também por ser um bom tratamento para doenças relacionadas com a imunidade baixa. O chá verde também é indicado para aumentar imunidade.

Outra receita de chá, para o mesmo fim: 20 g de erva-mate em uma xícara e meia de água. Aqueça a água e adicione a erva, sem deixar ferver. Em seguida, deixe descansar por cinco minutos e tome um copo por dia. A unha-de-gato é outra erva que possui um forte antioxidante e agente imunológico, e pode ser consumida na forma de chá (quatro xícaras por dia).

O chá verde, por sua vez, desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres. Por fim, há o chá de anis, que é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

Alimentos

Dois a quatro dentes de alho por dia devem ser consumidos para aumentar a imunidade. Trata-se de um alimento que contém substâncias antiviróticas, antifúngicas e antibacterianas.

Outra dica é a dobradinha cenoura e brócolis, que contêm vitamina A, cuja deficiência provoca a redução dos linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. O consumo diário de nabo, couve-flor e rabanete também reforça o sistema imunológico.

Sucos

Para finalizar as sugestões, chegamos nos sucos, grandes campeões quando o assunto é aumentar imunidade. Entre eles, destacamos o suco feito com uma cenoura e duas laranjas no café da manhã, para estimular o sistema imunológico.

Também é possível fazer um suco com cinco goiabas, duas laranjas, três limões, uma cebola pequena e meio copo de água. Ferva a cebola na água por 10 minutos, adicione a goiaba cortada e o suco dos limões e das laranjas. Recomenda-se tomar no início da manhã. Otra receita leva dois rabanetes, um limão, duas laranjas e ¼ de xícara de água para preparar o suco.

Para finalizar, há ainda o suco com duas tangerinas, uma colher de sopa de gengibre fresco ralado, o suco de um limão e uma colher de chá de mel. Basta bater tudo no liquidificador e misturar com um pouco de água. Tome este suco pelo menos três vezes por semana.

Estas são apenas algumas das inúmeras sugestões que você tem à disposição. O importante é você tomar o cuidado de, durante um estado de imunidade baixa, evitar alimentos gordurosos e açúcares refinados – aliás, se puder, evite-os sempre. Beba muita água e faça exercícios físicos regularmente.