Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com alho

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Que comer alho é saudável todo mundo já sabia, mas que ele é considerado por muitos um superalimento, poucos têm conhecimento. Essa classificação se deve porque ele é muito rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos e tem ações anti-coagulantes importantes. Tudo isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e propagação do câncer.

 

Benefícios do alho

 

A alicina encontrada no alho ajuda a promover a perda de peso, reduzir o colesterol LDL e a pressão arterial. Além disso, combate os radicais livres, reduz a inflamação e dor no corpo, previne gripes e resfriados, age contra os germes que causam a tuberculose, além de ser uma excelente fonte de vitamina B6.

 

alho

Alho é considerado um superalimento pelos seus inúmeros benefícios. Foto: iStock, Getty Images

Para aproveitar melhor todas essas propriedades desse superalimento, conheça os melhores remédios caseiros com o alho.

 

Melhores remédios caseiros com alho

 

Xarope para tosses e resfriado

Ingredientes:

– 80 gramas de alho (cerca de dois pequenos dentes)

– 150 ml de água

– 200 gramas de açúcar

Modo de Preparo:

Descasque ou esprema os alhos. Cozinhe a água e o açúcar até que o açúcar derreta por completo. Coloque os alhos espremidos na mistura. Esquente até a obtenção de uma mistura com a consistência equivalente à de um xarope, por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Beba duas a três colheres de sopa da mistura por dia.

Infusão para o coração

Ingredientes:

– 5 dentes descascados e amassados

– 500 ml de água

Modo de Preparo:

Coloque os dentes de alho numa garrafa de vidro, juntamente com a água, e deixe repousar por um período de seis a oito horas. Agite bem. Beba um copo desta água em jejum e outro antes de ir dormir, todos os dias, como forma de prevenção de aparecimento de doenças cardíacas.Para esta receita deve ser utilizado o ingrediente fresco e cru – assim a concentração de alicina é maior.

Remédio caseiro para micose

Ingredientes:

– 1 dente de alho

 

– 1 vidro de clorexidina ou Mertiolate

Modo de Preparo:

Coloque o dente dentro do vidro de clorexidina ou Mertiolate e passe a mistura três vezes ao dia nas unhas infectadas, durante um mês. O superalimento é excelente para tratar a micose de unha porque possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Remédio contra parasitas intestinais (vermes)

Ingredientes:


– 4 alhos

– 1 xícara de leite

Modo de preparo:

Amasse os quatro dentes e adicione o leite. Ferva por 15 minutos. Deixe macerar com tampa na geladeira durante a noite. Na manhã seguinte, tome o conteúdo da xícara em jejum.

Elixir contra mau colesterol e pressão alta

Ingredientes:

– 1 litro de água

– 30 dentes de alho

– 3 limões picados

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e coloque numa panela de esmalte (ou em utensílio não metálico). Esquente sem deixar ferver. Guarde em uma garrafa bem fechada na geladeira. Tome todos os dias, em jejum, uma xícara. Esta receita é contraindicada para pessoas com problemas estomacais e de úlceras, já que a ação no organismo é bastante forte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!