Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com urtiga

Por Redação Doutíssima 14/12/2014

A urtiga é uma planta que pode alcançar até um metro de altura, e que floresce em maior abundância na primavera, normalmente em locais úmidos. É utilizada desde a antiguidade para tratar uma série de condições, inclusive a paralisia, em razão das inúmeras propriedades medicinais que contém, tanto em sua raiz como em seu caule.

 

Não bastasse isso, também pode ser usada como opção gastronômica – come-se a urtiga fresca como qualquer outra verdura, ela tem um sabor semelhante ao do espinafre, bastando fervê-la em água por 10 minutos e temperá-la com sal e azeite.

 

urtiga

As folhas da urtiga podem ajudar a tratar uma série de condições. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a urtiga

 

São inúmeras as propriedades benéficas para a saúde contidas nesta planta. As suas folhas são riquíssimas em vitaminas A, C, D e K, além de minerais como potássio, ferro e fósforo. Ela é considerada hemostática, atuando como uma substância vasoconstritora, sendo bastante indicada para tratar diversos tipos de hemorragia, inclusive a menstruação.

 

A urtiga ainda estimula o aparelho digestivo, e por isso é muito benéfica para o pâncreas, o estômago e a vesícula biliar – tudo isso graças a histamina, que está presente na planta. Destaca-se, ainda, por ser muito eficaz para tratar pacientes que possuem problemas relacionados com reumatismo.

 

Por fim, outro grande benefício da urtiga é conter propriedades diuréticas, isto é, a capacidade de facilitar ou aumentar a produção de urina – e isso em razão do potássio, da clorofila e dos ácidos orgânicos nela contidos.

 

Viu como essa planta pode fazer bem para a saúde? Então, se você quiser tratar alguma condição com essas folhas mágicas, confira abaixo algumas receitas de remédios caseiros para obter esses e muitos outros benefícios.

 

Conheça os melhores remédios caseiros com urtiga

 

Menstruação abundante

 

Algumas mulheres sofrem com o problema de ter um fluxo de sangue acima do normal, ou seja, uma menstruação abundante. Vasoconstritora que é, a urtiga é uma excelente alternativa para combater esse problema de maneira natural.

 

Para isso, basta espremer o suco das folhas frescas e beber um ou dois copos por dia. Se a situação não melhorar, porém, o melhor é procurar um médico para que ele possa diagnosticar corretamente o problema.

 

Hemorragias nasais

 

Você bateu o nariz e está sangrando? Se você tiver urtiga por perto, ela poderá ser usada para parar o sangramento, devido às mesmas propriedades citadas acima. Basta molhar uma gaze ou um algodão no suco da planta e colocar no nariz. Em alguns instantes o sangramento irá parar.

 

Dores do reumatismo

 

Para aqueles que têm problemas com reumatismo e desejam experimentar remédios naturais para lidar com as dores, a planta é uma boa opção.

 

Esmague três cachos de urtiga, dois cachos de folhas e flores de celidônia e duas folhas grandes de repolho. Deixe repousar por aproximadamente dois dias em dois litros de água e, depois, aplique com panos quentes na zona afetada.

 

Problemas cutâneos

 

Você sofre com acne ou eczema? Misture 30 gramas da planta em um litro e meio de água, deixando ferver até que o líquido seja reduzido à metade. Beba dois copos dessa mistura por dia e, se desejar potencializar os resultados, basta fazer compressas com gaze embebida no líquido, aplicando-as diretamente nas áreas afetadas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!