Medicina Alternativa

Impingem: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

A impingem é uma doença de pele causada por fungos. Ela pode surgir em diversas áreas do corpo, como pescoço, virilha, rosto, braços, pernas, barriga ou costas. Essa condição se caracteriza pela formação de pequenas bolhas com um líquido amarelado em seu interior. Seu contorno é avermelhado e, depois que as bolhas secam, uma casca amarela cobre as feridas.

 

impingem

Remédios caseiros aceleram a cura das lesões da impingem. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a impingem

 

O principal sintoma da impingem é a forte coceira no local das lesões. Por ser uma doença de pele contagiosa, os pacientes contaminados não devem compartilhar com outras pessoas objetos como toalhas de banho ou rosto e outros que tenham contato com a pele. O contato direto com as feridas também deve ser evitado.

 

Remédios caseiros contra a impingem

 

Além dos medicamentos indicados por um dermatologista, como antibióticos e pomadas antifúngicas, alguns remédios caseiros poderão ajudar no combate à impingem. Conheça, abaixo, alguns deles.

Água de alho

Coloque três dentes de alho descascados de molho em dois litros de água por sete horas. Depois desse período, lave as feridas com a água várias vezes ao dia.

Babosa

Passar sobre a ferida o líquido natural da babosa, ou aloe vera, pode eliminar a impingem em até seis semanas. Faça isso diariamente por pelo menos três vezes.

Castanha de caju

Coloque algumas castanhas de caju no fogo em brasa. Assim que elas começarem a espirrar o seu óleo natural, retire-as do fogo. Depois de morno, espalhe o líquido pelas regiões afetadas.

Coentro

Amasse o coentro fresco até que ele forme uma pasta. Feito isso, aplique a pasta sobre as feridas e deixe agir por uma hora. Realize o procedimento duas vezes ao dia.

Choro de lenha

Aquelas cinzas que se soltam das madeiras quando elas são queimadas são outra alternativa de tratamento caseiro. Basta passá-las sobre as feridas.

Enxofre e álcool

Misture uma colher de chá de enxofre com álcool até que se forme uma pasta e aplique nas lesões. Este remédio caseiro promete diminuir significativamente a quantidade de feridas em dois dias de tratamento.

Levedura de cerveja

Esse remédio caseiro para impingem deve ser consumido diariamente por 10 dias seguidos. Misture uma colher (sopa) de levedura de cevada em meio copo de água e beba tudo de uma vez. Se preferir, coloque a mistura em sopas, massas e molhos.

Limão

Espremer um limão sobre as feridas todos os dias também ajuda a combater a doença de pele. Misturar cinzas de cigarro ao suco de limão é outra alternativa eficaz.

Repolho

Este legume ajuda no controle dos sintomas da doença, pois tem propriedades anti-inflamatórias. Amasse algumas folhas de repolho sem o talo até que se forme uma pasta. Coloque-a em uma gaze e aplique na região afetada por três horas, depois enxágue com água fria. Faça três vezes no dia.

O chá de repolho também pode ser um ótimo remédio caseiro. Basta lavar as feridas várias vezes ao dia com o líquido.

Toucinho

Esfregar um pequeno pedaço de toucinho sem sal sobre as lesões vai acelerar o processo de secagem.