Dieta > Exercícios > Fitness > Medicina Alternativa > Nutrição > Saúde > Sem categoria

Terapia floral para exercícios e dietas

Por Dr. Felipe Monnerat 05/02/2016

As emoções controlam nossos impulsos, motivações e sentimentos nos levando a muitas vezes buscar refúgio na comida, a viver uma vida sedentária e a ter dificuldade para estabelecer rotinas saudáveis. A terapia floral promete ajudar no processo de emagrecimento, através da busca pelo equilíbrio emocional.

Todo mundo sabe que emagrecer exige bastante disciplina e uma dieta balanceada aliada à queima calórica por meio de exercícios físicos. Entretanto, aspectos emocionais podem contribuir para o sucesso ou o fracasso de uma dieta.

Os florais agem diretamente sobre essas emoções, sem qualquer efeito colateral. Alguns autores verificaram benefício da terapia floral em animais e plantas.

As emoções podem levar à ansiedade ou a outros sentimentos que podem causar, muitas vezes, desequilíbrios e compulsão alimentar. Portanto, para que se possa obter resultados positivos no processo de emagrecimento, é preciso também encontrar o equilíbrio emocional.

 

Terapia Floral pode ajudar no seu treino e na sua dieta. Foto: iStock/GettyImages

Terapia Floral pode ajudar no seu treino e na sua dieta. Foto: iStock/GettyImages

Terapia floral para dietas e prática de exercícios físicos

Hornbeam

Este floral traz ótimos benefícios para a motivação. Para pessoas que sofrem de fadiga mental, com dificuldades para enfrentar a rotina do dia-a-dia. Que adiam tarefas, que se sentem cansadas antes mesmo de começar. Aquela sensação da preguiça de segunda feira

Olive

O floral Olive ajuda a combater o cansaço e a exaustão quando ocorrem antes mesmo do esforço ser feito. A pessoa cansada, nesse estado se sente exausta apenas de pensar em tudo o que o dia lhe exigirá. É mais fácil ficar deitado, desistindo de começar, ou encontrar qualquer outra coisa para se entreter.

Crab Apple

O floral Crab Apple serve para purificar a mente e o corpo eliminando toxinas que o organismo não precisa. Conhecido como o floral da limpeza, ele ajuda a pessoa a aceitar suas imperfeições. Trata-se de um floral indicado para a auto-aceitação.

Chestnut Bud

Existem pessoas que vivem em dieta eternamente: dieta da banana, da proteína, do carboidrato. Essas pessoas já têm todas as informações necessárias para se alimentarem corretamente e até mesmo como escapar das armadilhas alimentares.

No entando, parecem não aprender com suas experiências e sempre acabam comentendo os mesmos erros: abuso de álcool ou sobremesas, compras exageradas de itens que devem ficar fora da dieta, preguiça de ir para a academia, entre outros. Estas são atitudes que as afastam cada vez mais dos objetivos esperados.

O Chestnut Bud auxiliará a não repetir as mesmas falhas, ajudando na autopercepção e na evolução pessoal. Ajuda no entendimento e no aprendizado para evitar a repetição de erros nas dietas ou exercícios, e assim seguir adiante e alcançar um nível de vida melhor.

Centaury

O Centaury ajuda na força de vontade para a reeducação alimentar ou motivação para os exercícios. Ele ajuda a desenvolver coragem e auto determinação.

Grapefruit

Utilizado para combater o stress, também evita dores de cabeça principalmente quando existe tensão no pescoço. Melhora a sinapse cerebral e diminui a vontade de comer doces

Cherry Plum

Ajuda a manter o controle na quando surge um imprevisto e auxilia a pensar e agir racionalmente. Pode ser considerado um tônico para a razão, que permite retomar o controle sobre seus pensamentos e ações, ajudando a pessoa a entender o processo de emagrecimento e a agir em prol de sua dieta.

Devemos deixar claro que os florais não emagrecem diretamente ninguém, e tampouco substituem o exercício físico. Não curam diretamente as doenças metabólicas, mas agem como coadjuvantes em tratamentos, aumentando motivação, aderência, disposição, humor, prazer, foco entre outros.

Felipe Monnerat é graduado em Nutrição e Educação Física. Pós Graduado em Obesidade e Emagrecimento e em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho. Mestrando em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terapeuta Floral pelo Instituto Edward Bach. Educador Físico e Nutricionista.