Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para cicatrizar feridas

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Cortes, erupções cutâneas, acne, queimaduras e outros acidentes podem causar alterações permanentes na aparência da pele após a sua reparação colagenosa – a cicatrização natural do corpo. Apesar da evolução da indústria cosmética e farmacêutica, alguns dos melhores remédios para acelerar o processo de cura das feridas estão na natureza.

 

feridas

Remédios naturais aceleram a cicatrização de feridas. Foto: iStock, Getty Images

Melhores ingredientes para cicatrizar feridas

 

O mel e a babosa continuam entre os melhores aliados para sumir com as marcas dos ferimentos. O própolis também contém agentes benéficos – mas ele deve ser utilizado com cautela, devido à possibilidade de alergias.

 

O mel é um excelente remédio caseiro para otimizar a cicatrização, porque possui propriedades que ajudam a fechar as feridas e a deixar a pele mais uniforme. Quando aplicado, faz o papel da “casquinha”, enquanto trata, reduzindo a coceira e agindo contra a diferenciação do tecido afetado das demais áreas, evitando, inclusive, a formação de queloides.

 

Sempre é bom lembrar que, antes de fazer uso de receitas caseiras em feridas abertas, o local atingido deve ser lavado com soro fisiológico para remover a sujeira e facilitar a ação benéfica do remédio.

 

A babosa também aparece em várias fórmulas de medicações e cosméticos para o tratamento de feridas por conter uma substância chamada mucilagem, que, além de facilitar a cicatrização, também reduz o inchaço, destruindo os microrganismos presentes na lesão. Isso ajuda a reduzir o risco de infecção, que leva a cicatrizes mais profundas.

 

Faça você mesmo remédios para a cura de feridas

 

Babosa

 

Abra ao meio uma folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior com a ajuda de uma colher. Aplique sobre a ferida e cubra com uma gaze ou compressa. Lave frequentemente, repetindo o processo diariamente, até a completa cicatrização.

 

Mel

 

Coloque um pouco de mel diretamente sobre a ferida e envolva com uma gaze, deixando agir por algumas horas. Quanto mais secreção houver, maior deve ser a quantidade aplicada. Repita este processo por três vezes seguidas a cada dia. Isso vai diminuir o inchaço e a coceira.

 

Própolis

 

O outro ótimo remédio caseiro para cicatrização de feridas é a aplicação de algumas gotas de própolis diretamente na lesão, porque ele possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Porém, esta receita alternativa não pode ser usada em pessoas alérgicas a esta substância, o que é bem comum, nem em crianças com menos de 12 anos de idade, por precaução.

 

O própolis pode ser encontrado em forma líquida em farmácias de manipulação e casas naturais, e tem preço bastante acessível. Para utilizá-lo, é necessário cobrir a lesão com gaze, que deve ser trocada duas vezes por dia, repetindo a aplicação.

 

Vitamina E para cicatrizes

 

Em caso de cicatrizes recentes, a vitamina E também é ótima aliada. É vendida em cápsulas para o consumo, mas também é possível aplicar diretamente na área atingida. Para isso, abra a cápsula e aplique o conteúdo diretamente na cicatriz uma vez ao dia. Em geral, está em forma de gel, o que facilita a aplicação, agindo como um cosmético.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!