Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar alergias

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Entre as reclamações mais frequentes de pacientes em consultórios médicos estão as alergias. Elas são causadas por reações adversas do sistema imunológico a substâncias que são reconhecidas como prejudiciais para o organismo de uma pessoa. Se você está nessa situação, fique tranquilo. Há uma série de remédios naturais que promete aliviar alergias rapidamente.

aliviar-alergias

A coceira provocada por alergias pode ser aliviada com remédios naturais. Foto: iStock, Getty Images

Qual a melhor maneira de aliviar alergias

Qualquer substância que desencadeia uma reação alérgica é chamada de alérgeno. Alguns dos mais comuns são o pólen, os ácaros da poeira, o mofo, os pelos de animais, o látex, alguns alimentos, as picadas de insetos e determinados medicamentos.

Uma reação alérgica pode afetar nariz, pulmões, garganta, seios, orelhas, revestimento do estômago ou da pele. Ela pode causar uma variedade de sintomas, como nariz escorrendo, espirros, coceira, olhos lacrimejantes, olhos vermelhos, chiado, urticária, descamação da pele, erupções na pele, falta de ar, inchaço ou asma.

A primeira atitude para aliviar alergias é ficar longe destas substâncias que podem desencadear uma reação. Mas em alguns casos nem sempre isso é possível, por isso, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas. Veja quais são as principais ervas, alimentos e outros remédios caseiros que podem aliviar alergias.

Conheça os melhores remédios caseiros para aliviar alergias

Maçã

Uma maçã por dia pode manter o seu sistema imunológico saudável e aliviar alergias. Uma maçã é carregada de quercetina, um flavonoide conhecido por proteger o organismo das reações alérgicas.

A quercetina estabiliza as membranas celulares que, por sua vez, impedem a liberação do excesso de histamina pelo corpo. Por isso, convém comer uma maçã diariamente – um copo de suco de maçã também é uma boa escolha.

Chá verde

Quem sofre com alergias deve adicionar o chá verde à sua dieta, para fortalecer o seu sistema imunológico e evitar reações alérgicas. Um dos compostos do chá verde pode bloquear um receptor que é envolvido na produção de uma resposta alérgica.

O chá verde também tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Então, não esqueça de beber duas xícaras de chá verde por dia. Para deixar o chá mais saboroso, adicione um pouco de mel e limão a ele.

Salmão

O salmão é um peixe de água fria rico em ômega-3. Esse ácido graxo essencial é um ótimo remédio para inflamação e, assim, ajuda a aliviar alergias. Além disso, o salmão pode melhorar o funcionamento do pulmão, reduzindo, assim, a intensidade dos sintomas de alergias como asma, congestão e sintomas de gripe. Coma no mínimo de duas porções de salmão por semana, aumentando para três porções durante a temporada de alergias.

Batata doce

A batata doce possui a forma mais concentrada de betacaroteno, além de potássio, manganês e vitamina B6, que ajuda a curar inflamações no corpo. Além disso, ela contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e diminui a produção de histamina. Coma 1/2 xícara de batata doce cozida, grelhada ou assada diariamente para melhorar o seu sistema imunológico e prevenir alergias.

Gengibre

Carregado com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o gengibre é outro alimento poderoso para aliviar alergias. Ele pode inibir a contração das vias aéreas e estimular a secreção de muco, o que ajuda a prevenir e aliviar os sintomas da asma. Beba 2 xícaras de chá de gengibre por dia e adicione algumas fatias de raiz de gengibre em seus pratos favoritos. Se você quiser tomar suplementos de gengibre, consulte o seu médico primeiro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!