Medicina Alternativa

Secura vaginal: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

A secura vaginal acontece quando há uma diminuição dos fluidos líquidos na vagina. Embora seja mais comum nas mulheres que estejam em menopausa ou já tenham superado esse período, a condição é capaz de afetar mulheres de quaisquer faixas etárias. Não é raro que a secura seja acompanhada por coceira e ardência, dor durante as relações sexuais e aumente a frequência com que a mulher vai ao banheiro para urinar.

 

secura vaginal

Receitas naturais e caseiras acabam com a secura vaginal. Foto: iStock, Getty Images

 

Causas da secura vaginal

 

Grande parte dos casos de secura vaginal estão relacionados com a diminuição dos níveis de estrógeno no organismo feminino, o que, por sua vez, está intimamente ligado com o envelhecimento. Esse processo resulta na redução da umidade natural que recobre as paredes vaginais, bem como na alteração da consistência dessa umidade.

Além das mulheres que estão em menopausa ou já passaram desse período, é bastante comum que o problema atinja grávidas ou lactantes, períodos em que o corpo feminino está passando por várias alterações hormonais. A quimioterapia, a terapia hormonal para o tratamento do câncer, problemas no sistema imunológico, o hábito de fumar e a retirada cirúrgica dos ovários são outros fatores que aumentam a incidência dos casos.

Caso você esteja passando por esse problema, é interessante buscar auxílio médico para o diagnóstico correto das causas. Todavia, com alguns remédios caseiros é possível tentar solucionar o problema por conta própria. Quer saber quais são os melhores? Confira abaixo.

Camomila

Fazer um chá de camomila é uma excelente alternativa para combater a secura vaginal. Coloque dois punhados de flores de camomila em um litro de água fervente, tape e deixe esfriar. Faça banhos de assento com essa preparação e você conseguirá notar uma melhor significativa nos sintomas, já que a camomila acalma a coceira e reduz a inflamação.

Vitaminas E e C

A vitamina E tem a capacidade de aumentar a lubrificação vaginal, enquanto a vitamina C restaura a flora da zona, principalmente se você estiver fazendo uma dieta restritiva. É uma ótima opção, portanto, para combater a secura na vagina.

Tília

A tília é uma planta medicinal com a qual é possível fazer uma infusão. Coloque duas colheres de tília em uma xícara de água, ferva durante três minutos, retire do fogo e coe. Consuma duas xícaras por dia se a secura vaginal da qual você está sofrendo decorre do estresse.

Valeriana

Ideal também nos casos em que a secura vaginal decorre do estresse, preparar uma infusão de valeriana pode resolver o problema. Coloque duas colheres de valeriana em uma xícara de água fervente e tome uma xícara por dia dessa mistura.

Cúrcuma

Misturar o extrato da cúrcuma com um pouco de leite para produzir uma pasta é boa alternativa para atacar o problema da vagina ressecada. Você deve aplicar essa mistura diretamente na zona que está afetada, e ela auxiliará a combater eventuais infecções virais que podem estar causando o problema.

Óleo de sésamo

O óleo de sésamo é um lubrificante natural para a vagina. Para usá-lo e combater a secura vaginal, umedeça uma bola de algodão com algumas gotas desse óleo e aplique diretamente na área, ao longo de uma semana.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!