Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da castanha-da-índia

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

Muitas culturas extraem da natureza, em ervas, raízes, folhas, frutos e nozes, a cura para muitas doenças. A castanha-da-índia é uma dessas drogas naturais que podem ser usadas em diversos tratamentos. Além da castanha, outros componentes da sua árvore também são aproveitadas para várias finalidades. A semente, por exemplo, é usada para tratar questões vasculares, e o chá da castanha para dor de estômago.

 

Saiba mais sobre a castanha-da-índia

 

A castanha-da-índia possui um composto chamado escina, que tem vários benefícios potenciais, além de conter flavonoides (quercetina), taninos e esteróis de plantas. Por isso, a planta é conhecida por sua grande ação antioxidante, anti-inflamatória, vasoprotetora, adstringente e analgésica.

 

castanha-da-india

Componentes da castanheira-da-índia trazem vários benefícios. Foto: iStock, Getty Images

Com esses benefícios, a castanha frequentemente é usada em géis de banho, produtos para barbear, protetores solares, cremes, loções e compridos para músculos doloridos e varizes. Veja quais são os melhores benefícios medicinais que ela pode trazer para a sua saúde.

 

Principais benefícios da castanha-da-índia

 

Sistema circulatório

Talvez o uso medicinal mais comum da castanha-da-índia seja no tratamento da insuficiência venosa crônica. Esta é uma doença circulatória na qual as veias são ineficientes para promover o retorno do sangue, a partir das pernas, para o coração.

A doença está associada a varizes, edemas, cãibras nas pernas e inchaço. A escina, uma saponina que é o ingrediente medicinal ativo nas sementes da planta, é um eficaz fortalecedor das veias, anti-inflamatório e antioxidante. Um benefício especial da escina é que, ao contrário de muitos outros compostos anti-inflamatórios, ela combate a inflamação sem suprimir o sistema imunológico do corpo.

Tratamento de hemorroidas

As sementes e as folhas da castanheira são comumente usadas ​​para tratar hemorroidas. As qualidades adstringentes da árvore são benéficas para tonificar tecidos enfraquecidos e reparar os danos das essa inflamação. O extrato de castanha-da-índia é usado internamente ou aplicado topicamente para tratar esse desconfortável problema.

Saúde da pele

Algumas pomadas e géis feitos a partir de folhas da castanheira são eficazes no tratamento de feridas, erupções cutâneas, eczema e outras doenças da pele. Na Europa, um composto extraído da casca é frequentemente utilizado como ingrediente de vários tipos de filtro solar. As propriedades adstringentes fazem desta planta um excelente tônico para uma pele saudável.

Câncer

 

O combate ás células cancerígenas e tumores é um dos principais benefícios da planta. Além de ajudar a acabar com essas células, ela diminui tumores em alguns casos – mas mais estudos precisam ser realizados para garantir a segurança e eficácia deste tratamento.

Doenças respiratórias

As folhas da árvore de castanheira-da-índia podem ser usadas por quem possui uma tosse compulsiva ou coqueluche. A planta é muito bem sucedida no controle da tosse e age como um descongestionante – por isso, também é muito útil no tratamento de outras doenças respiratórias.

Precauções

Não use sementes, cascas, folhas ou flores da castanheira cruas, porque esses elementos contêm um composto tóxico. O efeito colateral mais comum é a dor de estômago. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como corrimento nasal – e há relatos também de problemas no fígado e nos rins.

As pessoas com distúrbios hemorrágicos não devem usar produtos feitos com castanha-da-índia, já que suas substâncias químicas podem diluir o sangue e aumentar o risco de hemorragia. Tenha cuidado, e sempre converse com seu médico antes de usar ervas ou medicinas alternativas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!