Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da lavanda

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

O número de plantações de lavanda visando a fabricação do seu óleo essencial vem crescendo ano a ano. Essa substância é extraída principalmente das suas flores, por meio da destilação. Essa parte da planta tem um aroma forte e agradável – por isso, é utilizada também na fabricação de perfumes.

 

Saiba mais sobre o óleo de lavanda

 

Mas por que tanto interesse no óleo de lavanda? Ele é usado principalmente nas preparações de aromaterapia, geralmente combinado com o óleo de alfazema – mas também forma boas parcerias com os óleos de cedro, pinho, sálvia, gerânio e nós moscada. Também é matéria-prima para a produção de géis, chás, loções e sabonetes.

 

lavanda

O óleo essencial da lavanda é capaz de tratar vários males. Foto: iStock, Getty Images

Quer saber mais sobre a importância desse extrato para a nossa saúde? Veja abaixo alguns dos benefícios que ele nos traz.

 

Benefícios do óleo de lavanda

 

Reduz o estresse

A erva de lavanda tem um perfume suave, que é muito eficaz no combate a dores de cabeça e náuseas. Especialistas em aromaterapia usam amplamente óleo dessa planta para ajudar os pacientes a lidar com os sintomas do estresse, já que ela também reduz a tensão em seu corpo e até as dores musculares. Ou seja, está aí uma ótima alternativa para aliviar a ansiedade e a depressão, devido ao efeito calmante sobre os nervos.

Induz o sono

Se você está com dificuldades para dormir, sabe o quanto isso pode atrapalhar a sua vida, prejudicando o seu rendimento durante o dia. Com as propriedades sedativas suaves da erva, você pode amenizar esse problema. Também é possível usá-la para acalmar crianças e bebês e induzir um sono melhor a elas.

Para induzir o sono, basta manter as flores de planta perto de seus travesseiros e lençóis, ou então aplicar o seu óleo em um pano, inalando o aroma.

Acne

De acordo com dermatologistas, o óleo essencial de lavanda é benéfico no tratamento da acne. Esta condição é caracterizada por feridas vermelhas no rosto e corpo, que se desenvolvem devido a uma infecção bacteriana nas glândulas sebáceas.

O óleo inibe as bactérias que causam a infecção inicial, ajuda a regular algum do excesso de excreção de sebo e reduz os sinais de cicatrização após a acne.

Alívio da dor

O óleo essencial de lavanda é conhecido como um remédio ideal para vários tipos de dores, incluindo as musculares, reumatismo e dores nas costas. Basta fazer, regularmente, massagens localizadas com o óleo, para que se chegue a um alívio das dores das articulações.

Melhorar a circulação

A erva também ajuda na circulação do sangue, o que reduz a gravidade dos problemas de pressão arterial e doenças cardíacas. É também benéfica para o tratamento de reumatismo e artrite, além de relaxar os músculos e aliviar a dor. Para isso, basta adicionar o óleo essencial em banho morno ou aplicá-lo em uma massagem em seu corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!