Medicina Alternativa

Artrite reumatoide: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune (que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo), que afeta as articulações nas mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros ou coluna cervical. A evolução da doença provoca deformidades e alterações nas articulações, que podem comprometer os movimentos.

reumatoide

Remédios caseiros combatem os sintomas da artrite reumatoide. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da artrite reumatoide

 

Os sintomas mais comuns são a rigidez matinal, que vai reduzindo durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa e inchaço nas juntas, que se deformam com o passar do tempo.

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, melhor. Ainda não há cura para a artrite reumatoide, porém é possível reduzir os sintomas e evitar a progressão das deformidades. Se você busca uma aceleração na melhora, confira, abaixo, algumas dicas de remédios caseiros para tratar a doença.

 

Remédios caseiros contra a artrite reumatoide

 

Urtiga

Uma das receitas caseiras é tomar todos os dias chá de urtiga, que tem propriedades que aceleram a eliminação das impurezas do sangue, aumentando a imunidade e diminuindo a dor e a inflamação. Junte em uma panela 10 g de folhas secas de urtiga e 100 ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos.

Depois que esfriar, tome duas vezes ao dia. Este chá é excelente para tratar os sintomas da artrite reumatoide. Consumir regularmente o chá de urtiga auxilia também na eliminação do ácido úrico. Pode também, por isso, ser indicado para pessoas que sofrem de gota e artrite gotosa.

A única contraindicação desse remédio natural é que deve ser evitado o uso concomitante com outros medicamentos diuréticos e remédios para baixar a pressão alta.

Bardana

O chá de bardana também pode ser uma ótima alternativa contra a reumatoide. Ferva por alguns minutos uma colher de sopa da raiz de bardana e duas colheres de sopa de erva-doce em três xícaras de água. Desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de cavalinha. Tome pelo menos duas xícaras por dia.

Sálvia e alecrim

Também pode ser feito chá sálvia e alecrim. Adicione seis folhas de sálvia, três ramos de alecrim e três folhas de cavalinha em um copo de água. Leve para ferver e depois da ebulição desligue o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Beba em seguida.

A sálvia diminui as dores e o alecrim age contra as infecções que provocam inflamações nos músculos e nas articulações.

Alcaçuz

Junte numa panela duas colheres (sopa) das folhas de alcaçuz e um litro de água, e deixe ferver por cinco minutos. Depois de frio, beba três xícaras por dia. As propriedades do alcaçuz se assemelham às da cortisona. A planta também é anti-inflamatória e calmante.

Cúrcuma

A cúrcuma atua de forma eficiente contra a artrite reumatoide por ser rica em antioxidantes que aumentam a imunidade e diminuem a dor. Coloque uma colher (sopa) de folhas secas de cúrcuma em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Pode tomar de três a quatro xícaras por dia.

Fisioterapia

Exercícios e fisioterapia são importantes para evitar a perda da mobilidade. O repouso só deve ocorrer em casos de extrema dor. Para isso, é importante uma avaliação médica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!